Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Declaração dos Direitos da Virginia
A Declaração de Direitos do Bom Povo de Virginia, de 16 de junho de 1776, essa declaração teve como base o governador, trouxe para o povo uma democracia permanente, porém com um único governo, fundavam-se direitos fundamentais no sentido moderno, consagrava o principio da isonomia, tripartição do poder, eleições livres para os representantes do executivo elegislativo, devido processo legal, juiz imparcial, liberdade de imprensa e de religião. Está declaração diferenciava-se das inglesas porque aquelas importavam na limitação do poder do rei e a afirmar a supremacia do parlamento.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948 veio para consolidar os direitos os direitos do ser humano, dizem que os indivíduos nascem livres,direitos iguais sem distinção de espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição etc.
A presente declaração tem como ideal comum atingir a todos os povos e todas as nações, com objetivo que através do ensino e a educação assegure esses direitos e liberdades assegurando osdireitos dos indivíduos de todas as nações.
A diferença entre as duas declarações é que a da Virginia foi criada na intenção de controlar a população de um único país, porém a declaração universal dos direito humanos tem como ideal a ser atingido por todos os povos e de todas as nações.
Émile Durkheim, percebeu a importância de compreender os fatores que explicariam a organização social, onde oslaços que prenderiam os indivíduos uns aos outros nas, mais diferentes classes sociais seria a solidariedade social do tipo mecânica ou orgânica. A solidariedade mecânica tem como base do sentimento que pertencem a uma nação, religião, tradição, família e seria transmitida na vida social de geração em geração por meio da educação associando a consciência individual com a coletiva formaria o sersocial.
Durkheim demonstrou as características gerais das sociedades de solidariedades do tipo orgânica, para entender é preciso compreendermos antes de tudo a ideia de divisão do trabalho social.
Ao passo que o capitalismo se desenvolve e a produção em larga escala começa, os meios de produção foram se ampliando e requerendo cada vez mais funções especializadas, aumentando dessa formaa divisão do trabalho social e com o desenvolvimento capitalista, dando condição para o surgimento das sociedades com solidariedade do tipo orgânica.
Na solidariedade mecânica mais simples prevaleciam regras não escritas, de aceitação geral. Na orgânica existiriam leis escritas, com aparatos jurídicos. Durkheim considerou o papel de uma consciência coletiva e da divisão do trabalhosocial.
A sociedade com uma dependência baseada na especialização de tarefas com equilíbrio e a solidariedade originam-se na própria divisão social no do trabalho, constituindo fortes laços que unem a sociedade orgânica os seus membros.
Podemos identificar uma semelhança entre a solidariedade orgânica e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na parte que diz: a presentedeclaração tem como ideal a ser atingido por todo povos e todas as nações. Com objetivo de que cada individuo e cada órgão da sociedade, tendo que se esforçar através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, trazendo o conceito da coletividade presente em uma sociedade. Esse mesmo conceito é encontrado na solidariedade orgânica. promulgada pela Assembleia NacionalConstituinte Francesa, no dia 26 de agosto de 1789.Durante o século XIX, na esfera política, clama-se principalmente por igualdade. Enquanto os liberais encontram a solução desta questão no estabelecimento de direitos civis e políticos, os socialistas acalentam a utopia da igualdade socioeconômica. Neste sentido, no auge da Revolução Industrial europeia, que se baseia sobre o abuso da mão de...
tracking img