Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Jessica Fernanda P. Rafaeli.






Exercícios


I. Compreendendo o texto

1) Por que se fala que as ciências são perspectivas de observação da realidade?
2) Qual adiferença entre as generalizações usualmente feitas pelo senso comum e aquelas buscadas pelos cientistas?
3) Por que se diz que a linguagem da ciência é não apenas descritiva, mas também prescritiva?4) O que é necessário para que se diga que uma afirmação é cientificamente verdadeira?
5) Pode-se, mediante simples opinião, discordar dos resultados de pesquisa cientifica? Explique.
6) Oque a sociologia estuda?
7) O comportamento humano pode ser previsto? Justifique.




RESPOSTAS

1- Uma perspectiva ajuda a construir a realidade de ser observada, porque o ato deobservar consiste em localizar no que observamos aquilo a que atribuímos importância. Ao aprender uma nova ciência, aprendemos uma nova maneira de olhar a realidade, de configura-la. Cada perspectiva –seja a sociológica, a jurídica, a militar, a psicológica – representa um determinado recorte da realidade.


2- O senso comum (conhecimento cotidiano) ocorre a existência de perspectivasincompatíveis sobre o mesmo fundo de realidade. Envolvimentos sociais e todas as teorias e pontos de vistas do sendo comum cotidiano.
A ciência recorta a realidade, submetendo-a a sua própria perspectivagrifando os aspectos importantes a serem observados (lei para o Direito; a saúde, para a Medicina; o inconsciente, para a Psicanálise). Também porque dentro de cada ciência, suas ramificações deespecialidade restringem ainda mais os aspectos a que se deve atribuir relevância (a lei tributaria a saúde cardíaca, o complexo Édipo).


3- Não é apenas descritiva, reproduzindo fielmente o queocorre na realidade. Ela é também prescritiva, dando-nos ordens sobre o que podemos e o que não podemos ver no mundo à nossa volta. Assim, descrever possíveis superioridades de determinadas raças ou...
tracking img