Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Processos sociais são as formas de estabelecer as relações sociais, ou melhor dizendo, as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros.
Os processos sociais estão presentes em toda a sociedade, como por exemplo quando um grupo de pessoas se organiza para fazer uma festa surpresa a um amigo ou quando uma pessoa assimila, mesmo que inconscientemente, a forma defalar de outra, dentre outros exemplos. Os processos sociais existem porque a tendência natural dos seres vivos é de se associarem e desassociarem conforme seus interesses.
Os processos sociais se distinguem em associativos e dissociativos, ou seja, há interações sociais que se encaminham no sentido de desassociar os sujeitos e outras em associá-los. Ocorre associação quando os indivíduosestabelecem relações positivas, de cooperação e de consenso; e ocorre uma dissociação, quando as relações estabelecidas são negativas, de oposição, de divergência, etc. Nos processos associativos encontramos: adaptação, cooperação, acomodação e assimilação. Dentre os processos dissociativos estão: competição e o conflito.
O presente trabalho visará abordar cada um desses processos, definindo-os emostrando como eles são encontrados nos grupos sociais, e que impacto podem causar para o indivíduo que se relaciona dentro de um grupo.

PROCESSOS SOCIAIS

Segundo Pérsio dos Santos Oliveira (2001) qualquer mudança proveniente dos contatos e da interação social entre os membros de uma sociedade constitui, um processo social.
Os indivíduos, através das relações sociais, podem aproximar-se ouafastar-se, dando origens a formas de associação e dissociação. É este aspecto dinâmico que recebe o nome de processo social. Assim, passamos a distinguir os aspectos dinâmicos das relações sociais, através das diferentes formas de processo social, como: isolamento, contato social, interação social, comunicação, cooperação, competição, conflito, adaptação, acomodação e assimilação.

Isolamento –Contato

Entende-se por Isolamento a falta de contato ou de comunicação entre os grupos ou indivíduos, ressaltando-se que no mundo atual não existe isolamento absoluto, mas sim variações no grau de isolamento.
Para os autores Park e Burgess, podem existir quatro tipos de isolamento: o Isolamento espacial ou físico, que é aquele isolamento ocasionado por fatores geofísicos, ou seja, florestas, vales,desertos, rios, montanhas, etc; o Isolamento físico, inerente ao indivíduo, podendo ocorrer de forma voluntária (exemplo: um eremita) ou não, como no caso de presos em solitária; o Isolamento estrutural, que é aquele constituído pelas diferenças biológicas, tais como sexo, raça, idade; o Isolamento funcional, que tem origem nos defeitos físicos do indivíduo, tal como cegueira, surdez, mudez edemais limitações físicas, onde tais deficiências tendem a impedir a comunicação; o Isolamento psíquico, baseado na personalidade do indivíduo, onde existem diferentes gostos, temperamentos, pontos de vista, atitudes e sentimentos existentes entre indivíduos que pertencem a uma mesma cultura (exemplo: homem da cidade e homem do campo).
Observação: Alguns autores citam um tipo de isolamentohabitudinal, referente à separação decorrente da diferença de hábitos, costumes, linguagem, religião e outros fatores (ex: pessoas que não falam a mesma língua, só conseguem se comunicar através de gestos).

Consequências do isolamento do indivíduo no grupo
Antes de se estabelecer a consequência, faz necessário ressaltar a época em que ele está ocorrendo. Se o isolamento ocorrer com uma criança porexemplo, sendo esta afastada logo nos primeiros meses de vida antes de ser socializada, estas poderão tornar-se o chamado Homo ferus, tal como ocorre com as famosas crianças-lobo. Mas se o isolamento não for total, for um afastamento pronunciado, temos uma mentalidade retardada. Porém depois que o indivíduo estiver socializado, o isolamento prolongado pode levar à transtornos mentais, podendo-se...
tracking img