Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem a intenção de conhecer um pouco mais sobre Émile Durkheim e suas principais obras. Entre outros pensadores, a escolha de Durkheim para ser retratado neste trabalho, se deve ao fato de ser este um dos pais da sociologia moderna, e interessantemente expor fatos com base em explicações sociológicas. A sociologia não teria se fortalecido sem Durkheim e seusseguidores.

Sobre o pensador

Émile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Épinal. Órfão de pai desde muito cedo, pertencia a uma família judia que compreendia vários rabinos.
Estudou no colégio de Épinal e depois se prepara, em Paris, no liceu Louis-le-Grand, para o concurso de admissão à École Normale Supérieure.
Em 1879, começa a estudar nesta a qual se preparou, teve como professoresFustel de Coulanges (historiador francês) e de Boutroux (filósofo e historiador francês). Formado em filosofia, Durkheim é nomeado professor em Sens e em Saint-Quentin. Logo depois, em Paris e Alemanha, estuda Ciências Sociais.
Em 1887 é nomeado professor de pedagogia e de ciência social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordeaux. Este era o primeiro curso de sociologia criado em umauniversidade francesa.
Já em 1893, Durheim defende sua tese de doutoramento, De la Division du travail sociale, juntamente com La Contribution de Montesquieu à la constitution de la science sociale.
Foi nomeado suplente da cadeira de pedagogia da Sorbonne em 1902, e mais tarde titular da cadeira de pedagogia da Faculdade de Letras de Paris.
O pensador morreu em 15 de novembro de 1917 deixandograndes trabalhos que fortaleceram a sociologia.
Diversas foram as obras de Durkheim, mas seus três livros principais foram: De la Division du travail social (Da divisão do trabalho social)_1893, Le Suicide ( O Suicídio)_1897, e Les Formes élémentaires de la vie religieuse (As formas elementares da vida religiosa)_1912.

Da Divisão do Trabalho Social

De la Division du travail social (1893) tratadas relações entre os indivíduos e a coletividade. Para Durkheim a condição de existência social é o consenso. Para explicar melhor ele distingue duas formas de solidariedade: a mecânica , que é a solidariedade por semelhança, e a orgânica , que é baseada na diferenciação dos indivíduos.
As duas formas de solidariedade correspondem a duas formas extremas de organização social. As sociedadesprimitivas, por exemplo, caracterizam-se pela solidariedade mecânica. Nestas sociedades o indivíduo é o que são os outros, não existia ainda, a consciência de individualidade_ a noção de sociedade segmentária não se confunde com solidariedade por semelhança, já que a sociedade segmentária sugere apenas o relativo isolamento.
Para explicar melhor, tomemos a idéia de consciência coletiva, que seria umconjunto cultural de idéias morais e normativas, a crença de que o mundo social existe até certo ponto externo à vida psicológica do indivíduo.
Assim, nas sociedades que se caracterizam pela solidariedade mecânica, a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais. Há uma influência marcante do peso coercitivo da consciência coletiva. Nas sociedades de solidariedademecânica, a maior parte da existência é orientada pelos imperativos e proibições sociais.
Já as sociedades onde a divisão do trabalho é mais avançada, e que caracterizam-se pela solidariedade orgânica, ocorre um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições, e uma esfera maior na interpretação individual dos imperativos sociais. Há uma grande interdependência dos indivíduosdevido a divisão social do trabalho.
Dessa maneira, Durkheim deduz a idéia de que o indivíduo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce dos indivíduos. Raymond Aron ao reconstituir o pensamento de Durkheim, acredita que as sociedades coletivas, que é aquela em que cada um se assemelha a todos, vem em primeiro lugar historicamente.
A consciência da individualidade passa a existir após a...
tracking img