Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO SISTEMA MODERNO DE EDUCAÇÃO
ALUNO:
2° A
Atividade Qualitativa de Atualidades
1) Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
2) O capitulo deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.
3) Como ocapitulo analisa diferentes fases do desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas e organize-as numa linha do tempo.
4) Como o capitulo explica o que foi o Renascimento? Elabore uma ficha sobre o período que contenha os seguintes elementos: época, lugares e nomes importantes.
5) De que maneira as teorias de Thomas Morus e Maquiavel abriram caminho para aformação do pensamento cientifico social ou da sociologia, que ocorreu séculos depois da morte deles?6) De que maneira as teorias de Thomas Morus e Maquiavel abriram caminho para a formação do pensamento cientifico social ou da sociologia, que ocorreu séculos depois da morte deles?
6) Levando em conta o texto sobre Maquiavel, aponte uma diferença entra a obra do florentino e as demaismanifestações da literatura utópica.
7) Procure em livros, jornais, revistas e sítios na internet material a respeito de Johannes Gutenberg, da invenção dos tipos móveis e das suas conseqüências para o desenvolvimento do conhecimento e da circulação da informação. Elabore um pequeno texto com as informações obtidas.Leia a tabela a seguir e depois responda ás questões:
8) Analise a figura 9, que retrataimportantes aspectos do Renascimento – racionalidade e maior preocupação com a vida material do que com a espiritual -, e descreva os elementos que justificam a interpretação da obra como característica desse momento histórico.
9) A idéia de que existe um espaço onde reina a felicidade e onde as necessidades do homem serão satisfeitas está presente na literatura em todos os tempos. No Brasil, aliteratura tem um bom exemplo – o poema de Manuel Bandeira “Vou-me embora pra Pasárgada”. Em termos sociológicos, como você definiria esse poema e por quê?11) Durkheim afirma que certos sentimentos,até então considerados inatos no homem, não são universais e, portanto, “resultam da organização coletiva em vez de constituírem a base dela”.

Respostas

Pagina 20
1- ‘’Essas são as principaiscaracterísticas do ser humano: viver de acordo com a cultura, desenvolver um sistema simbólico, comunicar-se através de complexo processo lingüístico e transmitir conhecimento por meio da socialização.’’
2- A sociologia se destaca dentro das ciências humanas,ela estuda os princípios da convivência em grupo .A ciência pode ser atribuída como a razão para determinadas atitudes de planejamento eracionalidade que aos poucos se inseriram no restante da vida cotidiana.
3- O pensamento especulativo: A busca do novo o inusitado e o criativo apartir do exercício da razão.
As utopias: a idéia de uma sociedade perfeita com um convívio perfeito ex: Atlântida
O Laicismo: separação da vida publica e religião.
O Iluminismo: A saída do mundo das sombras para a razão uma relação mais profunda davida.
O cientificismo: as valorizações das trocas comerciais estimularem a produção.
4- Renascimento é um dos mais importantes momentos da história do ocidente sendo um movimento que representou uma nova postura do homem ocidental diante da natureza e do conhecimento. Época fins do século XIII e meados do século XVII. O renascimento teve terreno fértil de desenvolvimento na Itália pq as cidadesItalianas de Gênova e Veneza monopolizavam o comércio de especiarias com o Oriente, estimulando o contato com diferentes culturas e diferentes povos (principalmente os bizantinos).O fator comercial e o contato com outras culturas foram pontos primordiais para que o Renascimento ali brotasse com mais força. Nomes importantes: Leonardo da Vinci, Giordano Bruno,Galileu .
5- -Voltava suas...
tracking img