Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filósofos que antecederam a Sócrates, considerado uma divisor de águas na história da filosofia. Com a vinda dos pré-socráticos os fenômenos não eram mais delegados aos Deuses como fala mitologiagrega, buscavam o (arché)a origem das coisas.
Os pré-socráticos podem ser divididos em quatro: melesianos, eleátas, Pitagóricos e atomistas. Os principais pensadores melesianos foram: Tales, Anaximandroe Anaxímenes, sua principal preocupação era explicar o elemento que constitua fundamentalmente a matéria, estudavam a natureza. Apesar de formarem a mesma escola filosófica tinham pontos tãodivergentes e não apresentam um sensu comum. Para Tales a origem de tudo é a agua, já para Anaxímenes o (ar). Depois dos melesianos vem os eleátas com o principal filosofo Parmênides e sua tese de que omundo, o ser em geral é uno e imóvel, que o movimento e a multiplicidade é uma ilusão, tudo é constituído da mesma matéria. Os pitagórico também buscam o (arché) não a água, o ar, o fogo ou apeíron(substancia indefinida, indeterminada), mas os números. Para eles a ordem começa através de diagramas geométricos. Os principais atomistas foram: Leucipo e Democrito para eles a realidade originaria seriaconstituída por elementos mininos indivisíveis (átomos). Outos dois filósofos não possuíam escola como Heraclito antagonista dos eleátas que nada era permanente tudo fluía e Empedocles fundados dosquatros elementos básicos (ar, agua, fogo e terra).
A importância de Sócrates deu-se em função de que no período anterior a ele, preocupava-se obsessivamente com a origem das coisas com a realidadeprimeira, originária e fundamental, que esta seria a razão e o fundamento de tudo que existe, contrapondo-se ao que é secundário, derivado ou transitório. Tais filósofos observavam a matéria, as coisasconhecidas e tentavam explicar suas origens, atendo-se principalmente Cosmologia, ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo. Isso não significa que os filósofos...
tracking img