Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ufes
Sociologia IV
Prof. Aélia Miglievich
Aluno: Jayder André de Oliveira

Fichamento do texto:

FREYRE, Gilberto. “Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida”. In: Casa-Grande e Senzala. São Paulo: Record, 1997. p 3-54.

Em 1532 organizava-se econômica e civilmente a sociedade brasileira, sociedade esta agráriana estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica e híbrida de índio e negro na sua composição (p. 4).
A disposição portuguesa por um modelo híbrido e escravocrata de colonização pode ser explicada por seu passado étnico indefinido enquanto povo, entre a Europa e a África (p. 5).
A formação do carácter português (na falta de um tipo dinâmico determinado) se deve em grande parte pelabicontinentalidade, que proporcionou ao país um povo flutuante, frouxo e flexível, capaz de equilibrar antagonismos como em nenhuma outra parte do mundo (p. 6), gerando uma população cujas características variam entre a genesia violenta, o gosto pelas anedotas de fundo erótico, a imprevidência, o fatalismo, etc (p. 7).
Esse desdobramento de antagonismos, a flexibilidade, a indecisão, oequilíbrio, dão origem ao caracter que tomou a colonização do Brasil, formação sui generis da sociedade brasileira, igualmente equilibrada nos seus antagonismos (p. 8).
A miscigenação foi a estratégia portuguesa para a colonização do Brasil e, mais que a mobilidade característica do povo colonizador, foi a saída encontrada por eles para compensar a falta de recursos humanos para ocupar vastas áreas decolônia (p. 9).
Outra circunstância ou condição que favoreceu o português, tanto quanto a miscibilidade e a mobilidade foi a aclimatabilidade (p. 10), pouco comum nos povos colonizadores do Norte da Europa.
Combinados esses três fatores, fato é que os portugueses triunfaram onde outros povos falharam e se constituíram como primeira sociedade moderna nos trópicos (p. 12).
O clima em terras brasileirasencontrado pelo colonizador português em 1500 era irregular, palustre e perturbador do sistema digestivo. O português no Brasil teve que mudar quase radicalmente seu sistema de alimentação (p. 14), diferentemente do colonizador inglês dos Estados Unidos, o qual levou decidida vantagem, por lá ter encontrado condições de vida física e fontes de nutrição semelhantes às da mãe pátria (p. 15).
Foidentro de condições físicas assim adversas que se exerceu o esforço civilizador dos portugueses nos trópicos (p. 16).
O colonizador português do Brasil foi o primeiro dentre os colonizadores modernos a deslocar a base da colonização tropical da pura extração de riqueza mineral, vegetal ou animal para a de criação local de riqueza, a custa do trabalho escravo (p .17).
No Brasil iniciaram osportugueses a colonização em larga escala dos trópicos por técnicas econômicas e política social inteiramente novas, a saber: a utilização e desenvolvimento de riqueza vegetal pelo capital e pelo esforço do particular; e o aproveitamento da gente nativa, principalmente da mulher, não só como instrumento de trabalho, mas como elemento de formação da família (p. 17).
Os portugueses colonizadores doBrasil foram os primeiros europeus a verdadeiramente se estabelecerem em colônias. A partir de 1532, a colonização portuguesa caracteriza-se pelo domínio quase exclusivo da família rural ou semi-rural. Domínio a que só o da Igreja faz sombra, através da atividade hostil ao familismo, dos padres da Companhia de Jesus (p. 18). A família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado é desde o século XVI ogrande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas e a força social que se desdobra em política, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal reina sem governar (p. 18 e 19).
Visando ao interesse genético ou de povoamento, indivíduos foram enviados para a...
tracking img