Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título da aplicação
ATIVIDADE 1 - SOCIOLOGIA
Instrução da aplicação: Responder de acordo com a "Unidade 1" da apostila da disciplina de Sociologia. Outras fontes de informação podem ser usadas de forma complementar. Caso venham a ser utilizadas, as outras fontes devem ser adequadamente citadas.
Questão 1
Quais são, de acordo com Joel Charon, as cinco condições sociais do século XIX ligadasao surgimento da sociologia? Explique cada uma delas.
1- A aplicação de técnicas da ciência ao estudo da sociedade: Através da ciência que os primeiros sociólogos definiram a sociologia, como exemplo Comte definiu como “ciência da sociedade“. Onde é possível entender as leis da sociedade humana, aplicando instrumentos da ciência.
2- A importância de entender as transformações que aindustrialização estava causando na sociedade: A sociologia também nasceu da necessidade de compreender (sendo por uma nova perspectiva) as causas e os efeitos da Revolução Industrial. Pois ocorreram mudanças fundamentais na sociedade moderna, levando a um declínio da importância da religião tradicional e a crescente organização burocrática da sociedade.
3- A necessidade de entender as consequências daRevolução Francesa: Ocorreu uma poderosa influência segundo Charon, sobre o desenvolvimento da sociologia. Os ideais e as questões que a Revolução Francesa levantou foram herdados pela comunidade intelectual. Portanto foi inspirada na Revolução Francesa a partir das ideias de desigualdade e ordem.
4- O contato com novos povos e sociedades primitivas: Esse fato foi marcado pela colonização desociedade não-europeias. Pois obrigou as pessoas a pensarem sobre sua própria sociedade por outro ângulo: agora elas são forçadas a pensarem sobre natureza da sociedade em geral.
5- E por fim, ao clima que se transformou na Europa para novas ideias: Pois a compreensão crítica (científica) da sociedade que a sociologia propõe começou a ganhar espaço. Portanto, a Revolução Industrial, a RevoluçãoFrancesa, a descoberta de outras sociedades, o sucesso do conhecimento científico e a abertura que a sociedade europeia teve novas ideias contribuíram, decisivamente, para o surgimento da Sociologia como área de conhecimento.

Questão 2
De acordo com a apostila, “a ideia de modernidade está sempre relacionada para nós ao 'novo', com aquilo que rompe com a tradição. A modernidade está associadaquase sempre com um sentido positivo de mudança, transformação e progresso.” (Silva, 2012: p. 9). Identifique e comente duas características dos dias atuais que seriam reflexos da modernidade e da ruptura com a tradição.
1 – Atualmente a tecnologia tem avançado um progresso rápido e muito satisfatório para a sociedade. Como exemplo temos o Ensino a Distância, houve uma evolução e progresso, ondeutilizamos atualmente a informática e internet ao contrário no passado utilizávamos as correspondências manuais.
2 – Atualmente também a mulher tem posicionado no mercado de trabalho de forma igualável com o homem e superando as expectativas do mercado profissional. Obtendo hoje uma jornada multiplicável sendo profissional, mãe, esposa e dona de casa. Ao contrário do passado que essa mesma mulherera submissa ao homem e vivia em casa para cuidar dos filhos e do lar.
Portanto em ambos os exemplos ocorreram a ruptura do antigo para novo, para o moderno, para a evolução e assim facilitando melhor as condições diárias do ser humano. Porém, podemos também ressaltar que tudo na vida possui os dois lados o bom e o ruim. O lado ruim da tecnologia é o desemprego, pois as máquinas ocupam o espaçodo homem. E o lado ruim da mulher ter ingressado no mercado de trabalho, ele passa ter o seu tempo mais limitado e precisa se atualizar com estudos para alcançar a concorrência no mercado de trabalho. Mas apesar dessas comparações entre os dois lados, acredito que o lado bom tem sido mais satisfatório e aproveitoso para todos nós.

Questão 3
O que significa dizer que a sociologia é uma...
tracking img