Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I APS
PERPECTIVAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS


1º Período Direito B
O FUNCIONALISMO
O Funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamentepara produzir estabilidade e solidariedade. De acordo com essa abordagem, a disciplina de sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade umas com as outras e com a sociedade como umtodo.
Estudar a função de uma prática ou instituição social é analisar a contribuição que essa prática ou instituição dá para a continuação da sociedade. Com frequência, os funcionalistas, incluindoComte e Durkheim, usaram uma analogia uma analogia orgânica para comparar a operação da sociedade com aquela de um organismo vivo. Deram como exemplo, que para estudar um órgão corporal como ocoração, precisamos mostrar como ele se relaciona com outras partes do corpo. Ao bombear sangue através do corpo, o coração desempenha um papel vital na continuação da vida do organismo. De forma semelhante,analisar a função de um item social significa mostrar a parte que ele representa na existência continuada e na saúde de uma sociedade.
O Funcionalismo enfatiza a importância do consenso moral para semanter a ordem e a estabilidade na sociedade. O consenso moral existe quando a maioria das pessoas na sociedade compartilha os mesmos valores. Os funcionalistas veem a ordem e o equilíbrio como oestado normal da sociedade – esse equilíbrio social é baseado na existência de um consenso moral entre os membros da sociedade. Durkheim acreditava que a religião reafirma a adesão das pessoas a valoressociais essenciais, responsável pela manutenção da coesão social.
Nos últimos anos, a popularidade do funcionalismo começou a diminuir, à medida que suas limitações começaram a se tornar aparentes.Uma crítica comum ao funcionalismo é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na...
tracking img