Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Resposta:
Weber rejeita a maioria das proposições positivistas, o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade. Para esse sociólogo, o cientista como todo indivíduo em ação, também o que guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições, sendoimpossível descartar-sede suas prenoções como propunha Durkheim. Existe sempre parcialidade na análise sociológica, intrínseca à pesquisa.
Os fatos sociais não são coisas, mas acontecimentos que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar. A neutralidade durkheimiana se torna impossível nessa visão. Entretanto uma vez iniciado o estudo, este deve se conduzir pela busca da maiorobjetividade na análise dos acontecimentos. A realização da tarefa científica não deveria ser dificultada pela defesa das crenças e das idéias pessoais do cientista.
Portanto, para a sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social têm origem nos indivíduos. Os cientistas partem de uma preocupação com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivíduos que compõem a sociedade.Sua meta é compreender, buscar os nexos causais que dêem o sentido da ação social.

2-Resposta:
O contraste entre o positivismo e o idealismo se expressa, entre outros elementos, nas maneiras diferentes como cada uma dessas correntes encara a história.
Para o positivismo de Durkheim a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo métodocomparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A história particular de cada sociedade desaparece, diluída nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. Essa forma de pensar torna insignificantes as particularidades históricas e as individualidades são dissolvidas em meio às forças sociais impositivas.
Max Weber, figura dominante nasociologia alemã, com formação histórica consistente, se oporá a essa concepção. Para ele a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Portanto segundo a perspectiva de Weber o caráter particular e específico de cada formação social e histórica, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.

3-Resposta:
É um resgate interpretativo dopassado para a compreensão do presente, busca o nexo causal dos sentidos compartilhados entre os indivíduos e grupos em seu existir socialmente. Na sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.

4-Resposta:
(a) O trecho só confirma que valores e conduta não andam juntos, estavam sem motivação queriam apenas o necessário, o suficiente para viver, e mesmo que tivessea oportunidade de ter um ganho maior, o se esforço seria dobrado. Portanto queria ganhar apenas o que suprisse suas necessidades.
(b) É o que da sentido a sua ação, trabalho para ganhar o suficiente para suprir necessidades.Transparece na ação social permite desvendar o seu sentido,que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta suas necessidades.

5-Resposta:
Qualquer que seja aperspectiva adotada por um cientista, ela sempre será parcial. O que garante a cientificidade de uma explicação é o método de reflexão, não subjetividade pura dos fatos.
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano. Os cientistas com técnicas eficazes são capazes de fazer em frações de segundos análises bioquímicas de máquinas convencionais que levariam dias e como sefossem milhares de pesquisadores ao mesmo tempo. Além de proporcionar um diagnóstico muito mais rápido, que é fundamental para a eficácia de suas pesquisas.

6-Resposta:
Desenvolver no curso da discussão, como seu resultado mais importante, a melhor formulação conceitual do que entendemos aqui por espírito do capitalismo isto é o melhor ponto de vista que interessa. Assim diz ser o capitalismo, na...
tracking img