Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia

A disciplina, quanto a ensino, entendimento, discurso, surgiu ao longo de todo o século XIX, devido às revoluções e acontecimentos da época que fizessem com que houvesse uma mudança de mentalidade.
A revolução agora não mais servia simplesmente pelo fato da conquista, servia para pensar sobre tais fatos, entender atitudes, discutir opiniões, fazendo assim, com que se desembocasseem consequências novas ou até mesmo imprevisíveis.
A declaração de direitos dos homens foi proclamada e com isso, ao invés de haver uma igualdade, propriamente dita, aconteceu que ela se tornou um meio para justificar, através da razão, desigualdades naturais entre indivíduos.
Thomas Malthus, um dos pensadores da época, apresentou a teoria malthusiana, que devido a uma melhoria nascondições humanas durante todo o período de 1650 e 1850, houve uma preocupação da parte de Malthus sobre o aumento da população, pois ele afirmava que o bem estar dos humanos estava diretamente relacionado com o crescimento demográfico. E, se esse aumento acontecesse, acarretaria na falta de alimentos, gerando fome. Ele afirmava que a população crescia em P.G. e os alimentos em P.A.. Então deveria haver umcontrole sobre a natalidade.
- A corrente tradicionalista
O filósofo Edmund Burke, que até era simpatizante do grupo dos liberais, não podia aceitar tão facilmente os excessos da revolução francesa (1789), expondo suas críticas na obra “reflexões sobre a revolução na França”. Para ele, a revolução era condenável e que tanto a vontade individual quando a popular, sobre as quais osrevolucionários se apoiavam, eram expressões políticas tão transitórias, quanto frágeis, que não puderam servir de fundamento para o edifício social.
- Dos ideólogos a Saint-Simon
Liberal, liberalismo, sem dúvidas não há termo que tenha recebido acepções tão divergentes. O liberalismo é a filosofia política que tem como fundamento a defesa da liberdade individual nos campos econômicos, politica, religiosoe intelectual, de não agressão, do direito de propriedade privada e da supremacia do indivíduo contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
Os ideólogos foram inovadores, pois “criaram” agora a ideologia que era uma ciência das ideia, que substituiria ao mesmo tempo a metafísica e a psicologia. Destutt de Tracy, Cabanis, Douinou, Volney foram os verdadeiros fundadores dasciências humanas. Foram inovadores pelo fato de colocar o homem no centro das preocupações científicas.
No início do século (1808) o conde Saint-Simon, acaba por descobrir a ciência, adotando uma nova carreira, a “físico-política”: um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico (em que se acreditava que a alta sociedade ajudaria, de boa e própria vontade, a baixa sociedadea se “levantar”; era muito idealista), Saint-Simon, propôs a criação de um novo regime político-econômico, pautado no progresso científico e industrial, em que todos os homens dividissem os mesmos interesses e recebessem adequadamente pelo seu trabalho. Ao final, Saint-Simon moderará o entusiasmo, já que com a fase industrial, houveram várias complicações, afinal haviam mais pessoas paratrabalhar do que a quantidade que se precisava numa indústria, acarretando assim numa grande competitividade das pessoas para ver quem conseguia o trabalho fazendo com que as pessoas acabassem aceitando as péssimas condições de trabalho e baixo remuneramento.
- O pensamento reacionário
O pensamento reacionário é todo aquele que se contrapõe à revolução. E esse pensamento defende a “escola retrógrada”que produz uma educação voltada para o “passado”, que mostra-se como um local de resistência às mudanças que operam no tecido social ou com uma educação dirigida dos interesses de grupo dominante da sociedade, e sem considerar as carências e necessidades que operam nas contradições sociais. Os filósofos Joseph De Maistre e Louis De Bonald são totalmente reacionários. Maistre era a favor da...
tracking img