Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA 3

Questão discursiva:

1. Veja os quadrinhos abaixo e responda as questões apresentadas:

[pic]

Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomarcomo certa a superioridade de sua cultura. “Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica”. “Embora oetnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto, somos treinados para sermos etnocêntricos que, dificilmente, qualquer pessoaconsegue deixar de sê-lo”. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.

a) A partir das informações prestadas eda leitura dos textos sugeridos, responda, se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista?Justifique.

b) Pode-se afirmar que “é impossível não sermos etnocêntricos”. Justifique.

Questão de múltipla escolha:

O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupode alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate, no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estãodestacadas abaixo. Na perspectiva da sociologia crítica, qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura?

a) Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar commuita coisa. (aluna Mara);
b) Quando uma pessoa é bem educada a gente diz: Que culta! Então, cultura é uma boa educação, é tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente. (aluna Sandra);c) A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz… portanto, todas as pessoas têm cultura. (aluno Carlos);Marcos não tem muita cultura, porque só cursou às séries inicias do...
tracking img