Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
11 Max Weber (1864 1920) Sociologia Compreensiva
Sociólogo e economista político alemão, um dos fundadores da sociologia moderna, académico cujos estudos do capitalismo, de religiões comparadas, de sistemas de classes e sistemas sociais, juntamente com as suas contribuições a metodologia das ciências sociais, ainda são de grande importância. Na opinião de Weber, a tendência da civilização doocidente tem sido rumo a racionalização, conduzida pela crença no progresso por intermédio da razão, que abriu caminho para o desenvolvimento das organizações sociais, políticas e económicas que diverge da maioria das outras culturas.
Essa opinião esta expressa de maneira marcante na obra mais famosa e controversa de Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904-1905). Nela, Weberatribuía a ascensão e o crescimento do capitalismo - fenómeno claramente ocidental que só há pouco tempo foi exportado para o resto do mundo em parte, à ética prática contida na teologia protestante, em especial na teologia calvinista.
Weber procurou criar uma metodologia válida para a sociologia fundamentada em valor-liberdade, a fuga dos juízos de valor que compromete a pesquisa; a construção detipos ideia, ou conceitos generalizados, em comparação aos que se possam analisar os sistemas e os fenómenos; e o que ele chamava de Verstehen "Entendimento" em alemão, mas que também implica a interpretação das actividades sociais segundo seu significado subjectivo tanto para os "agentes" quanto para o pesquisador.
O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que asacções de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas acções. Se, por exemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fato propriamente humano, ouseja, de uma acção carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.
O objecto da Sociologia é a acção social. Acção social éconduta humana dotada de sentido (justificativa subjectivamente elaborada).
É importante diferenciar acção social de relação social. No primeiro caso, a acção é orientada pela conduta do outro. Na Segunda a acção é orientada pelo sentido compartilhado reciprocamente por um grupo de agentes.
Tipos de acção social:
Acção racional com relação a um objectivo (tem um fim previamente determinado). Ex: aacção política.
Acção racional com relação a valor (relacionado à moral). Ex: condutas ligadas às manifestações religiosas.
Acção afectiva (ditado pelo estado de consciência ou humor do sujeito). Ex: o ciúme entre os casais.
Acção tradicional (ditado por valores culturais absorvidos pelo sujeito como naturais, obedecendo a reflexos).
É para orientar o cientista na compreensão da acção sociale, consequentemente dos fenómenos sociais que faz-se necessário a construção do tipo ideal.
Para ele a sociedade não "paira" sobre os indivíduos e nem lhes é superior. As regras e normas sociais são resultados de um conjunto complexo de acções individuais, nas quais os indivíduos escolheriam diferentes formas de conduta. Há portando um privilégio da parte (indivíduo) sobre o todo (sociedade)
Asociologia weberiana concebe a sociedade como um eterno fluir, um conjunto inesgotável de acontecimentos que aparecem e desaparecem, estando sempre em movimento devido a um elemento básico: a acção social que implica uma concepção do homem como indivíduo activo a partir de um processo de conexão valorativa do homem visando o real.
A contribuição de Weber para a Sociologia:
·A busca da análise...
tracking img