Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo Dialéctico entre o Homem e o Meio - transformação do meio pelo homem e deste pelo meio. Isto significa que se estabelecem relações nos dois sentidos, isto é, relações de interdependência. O Homem, como ser actuante, à medida que atinge estádios superiores de conhecimento, exerce uma maior acção sobre o seu ambiente, garantindo assim a sua sobrevivência e aumentando a qualidade de vida, obem estar, a inteligência, entre outros. A natureza condiciona também o homem.

A Realidade Social é una, não se encontrando compartimentada. Mas para que todas as suas vertentes possam ser estudadas e aprofundadas com uma fácil análise pelas diferentes ciências, está artificialmente compartimentada. Todas as ciências sociais se ocupam da mesma realidade social mas são distintas entre si devidoao seu ponto de vista ou leitura própria, fornecendo uma visão parcelar da realidade. Se conhecermos todas essas visões parcelares, então obteremos uma compreensão mais correcta e profundas do fenómeno social analisado, ou seja, a realidade social é tão complexa, tem uma tão grande diversidade de situações, de fenómenos, que é necessário recorrer à pluridisciplinaridade como atitude metodológicaa tornar para a análise dos factos e fenómenos sociais por forma a adquirir um conhecimento mais profundo e correcto da realidade. A realidade é portanto pluridimensional, pois é passível de várias abordagens.

Complementaridade entre as diferentes ciências - para se poder chegar a uma visão e compreensão total do fenómeno em causa, torna-se imprescindível que as várias análises parcelares secompletem umas às outras. As Ciências Sociais são reciprocamente complementares, pois a leitura que cada uma faz da realidade social completa ou complementa as leituras feitas pelas outras ciências.
Interdependência entre as diferentes ciências - uma vez que os múltiplos aspectos dos fenómenos sociais não são mais do que diferentes aspectos de uma só realidade social (uma unidade sob a diversidade(ou diferenciação) das disciplinas), eles não podem ser independentes uns dos outros; pelo contrário, eles interferem entre si.
Os diferentes aspectos de um fenómeno interferem entre si na explicação desse mesmo fenómeno. A complexidade da sociedade actual exige o recurso às várias disciplinas relacionando-as entre si de forma a adquirir um conhecimento mais profundo da realidade social e de modoa que este conhecimento seja o mais próximo possível da verdade.

Fenómeno Social Total - são todos os fenómenos sociais, pois todos eles são plurifacetados e resultantes da complexidade das relações sociais, podendo ser objecto de estudo de várias disciplinas para melhor compreender o fenómeno. Todos eles têm implicações em diferentes níveis do real (sociológico, económico, religioso, etc.).Objecto da Sociologia - Factos sociais - situações que ocorrem na vida social entre os grupos e instituições sociais (nomeadamente as relações recíprocas - relações estabelecidas entre os indivíduos duradouramente resultantes de determinadas funções sociais desempenhadas). Estes factos estudados dividem-se em: - acção social (como existem e são mantidas as colectividades humanas e como se liga oindivíduo a essas colectividades); - organização social (como se organizam e estruturam os quadros sociais da vida humana); - mudança social (como se produz a evolução das sociedades humanas).
Os factos sociais são relativos, pois um facto social só faz sentido quando está integrado no contexto natural e social onde ocorre; verificam-se num determinado espaço e tempo, sendo condicionadospelos elementos do próprio contexto. Os factos sociais são também exteriores aos indivíduos, pois existem fora das consciências individuais (a sociedade impõe aos indivíduos modelos de comportamento (determinadas maneiras de pensar, sentir e agir) independentemente da sua vontade).

Sociologia Geral - estuda o funcionamento da sociedade, a sua evolução, a mudança social, isto de um ponto de vista...
tracking img