Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º ano do EM – A sociologia e o trabalho do sociólogo
Senso Comum Olhar Científico

• A situação “é porque é” – (fato natural).
Perspectiva acerca do linchamento:
O linchamento é uma agressão aum criminoso;
Linchar é “fazer justiça pelas próprias mãos”. • Se um fato ocorre no meio social, possível-mente ele tem caráter social e só poderá ser entendido se entendermos sua relação com o meiosocial.
Perspectiva acerca do linchamento:
O linchamento é um fenômeno social;
O linchamento é entendido para quem o faz como um bem feito para a sociedade, apesar de ser um crime.Acerca do estudo sobre linchamento:

Entende-se que o linchamento é uma relação que se dá entre um indivíduo deslocado da sociedade e a sociedade em si. Neste momento, o indivíduo transgressor, o“criminoso”, passa a ser discriminado, porém, para a sociedade agredir o transgressor, deve ser haver uma ação coletiva. De acordo com José de Souza Martins, a referência social frágil da grande parcelada população seria o primeiro passo para se haver o linchamento. Assim, essa mesma sociedade acredita, olhando para o caso do Brasil, que o sistema judiciário não punirá o criminoso como este merece –e não pune mesmo, já que não é essa a sua missão -, seja por um Estado fraco, seja por leis muito frágeis. À partir disso, a sociedade assume a posição do Estado com o intuito de “fazer justiça”. Ométodo de punição é retrógrado, como o que ocorria na Idade Média: violência com o intuito de ferir até a morte, se necessária.

O Estado assumiu a perspectiva dos intelectuais dos séculos doIluminismo: Deve-se resguardar os direitos individuais dos indivíduos, inclusive o da vida. Para que esses direitos possam coexistir com o sistema punitivo do Estado, este tem que possibilitar que o criminososvolte ao seio da sociedade através de uma sistema que o reabilite. No caso do Brasil e em outros locais do mundo é que entra a contradição: O que alguns grupos da sociedade acreditam como crime...
tracking img