Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cientistas x Politica

O abalo sísmico que atingiu a cidade de L'Aquila, devastando-a em maior parte, levou a condenação de especialistas na área. O julgamento dos cientistas acusados de cometeremhomicídio culposo (quando não há intenção de matar), obteve a repercussão internacional, pelo fato de ser um a sentença inédita e polemica, já que o Tribunal italiano decidiram penalizá-los por nãoterem previsto o terremoto que ocorrido nessa cidade.
Levando em consideração a ideia do sociólogo alemão Max Weber, no qual ele relata o papel dos cientistas, fica nítido e claro que a condenaçãodos sete especialistas foi equivocada e que os argumentos abordados pelo Tribunal italiano mostra que a sociedade tem os cientistas como um seres “desumanos”, já que os seres humanos estão sujeitos aerros e estes não podem errar. O uso da ciência que tem como procedimento explicar as consequências de determinados atos, diferentemente da posição politica pratica que vincula-se a deveres econvicções. Indo de encontro com o fato de que a ciência não é uma verdade absoluta, sendo assim é um área que procura abordar os mecanismos e fenômenos ocorridos no mundo, não sendo capaz, em determinadasocasiões de prever com certa veracidade alguns acontecimentos ocorrentes no universo, tal como o tremor da superfície terrestre que houve na cidade de L'Aquila no ano de 2009.
A condenação dessescientistas, sendo levado em conta a teoria da “Objetividade do Conhecimento” de Weber, na qual a investigação é inspirado pelos cientistas através de seus próprios valores e ideias, sendo capacitado paradistinguir entre reconhecer e julgar, e cumprir com o dever de sempre expor as verdades dos fatos, veremos que a força coercitiva exercida pelas autoridades, foi errada e precipitada. Em contrapartida,os cientistas tem uma parcela de culpa, afinal os mesmos não expuseram com clareza o acontecimento, que ocasionou a morte de mais de 300 pessoas e deixou cerca de 65 mil desabrigados. Weber...
tracking img