Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado sociológico de cultura
Os instrumentos de trabalho e de produção, os rituais, as crenças, o vestuário, as regras de comportamento, as formas de comunicação, a culinária, a arte, a arquitectura, as relações sociais e familiares, a educação, a concepção de bem e do mal ou decerto e de errado, a hierarquização das necessidades, a religião, a política, as instituições e as expectativasem relação ao futuro são fenómenos culturais. Na sociologia, a cultura desempenha um papel muito importante, pois assume um significado específico e é analisado na perspectiva da sua dimensão social. A cultura é aprendida e não herdada geneticamente. O Homem tem de aprender tudo sobre a vida; os elementos culturais são partilhados por um determinado nº de pessoas, as quais, ao fazê-lo,constituem-se como uma comunidade distinta das demais. Assim, a cultura tem a função social de organizar a interacção dos indivíduos, de lhes atribuir significado e de facilitar a vida em conjunto. O termo cultura pode ser aplicado a uma sociedade global mas também a grupos mais pequenos.

Elementos materiais e imateriais de cultura
Podemos considerar como elementos imateriais de uma cultura os seusvalores, as suas crenças, as suas normas, a sua linguagem e os seus ideais de bem e de mal, de justo e injusto, de beleza, de liberdade, entre outros. Os elementos materiais de uma cultura podem ser encontrados nos seus monumentos, na sua arte, nos seus rituais e nos seus instrumentos de trabalho – em suma, nas suas concretizações objectivas.

Elementos da cultura portuguesa:
 Materiais:Imateriais: - Fado - Festas populares - Religião católica

- Cozido à portuguesa - Galo de Barcelos - Vinho do Porto

Apesar desta distinção, os aspectos materiais e espirituais da cultura influenciam-se mutuamente. Paralelamente à influência recíproca entre elementos materiais e espirituais de cada cultura, o próprio ser humano é um agente produtor de cultura. O homem acrescenta elementos novos àsua cultura e fá-la evoluir. Ele é um produto da cultura em que nasce e, simultaneamente, produtor de cultura.

Os valores e o seu significado
Os valores constituem-se como um elemento imaterial da cultura. Pode dizer-se que os valores se inscrevem de maneira dupla na realidade: apresenta-se como um ideal que solicita a adesão ou convida ao respeito; manifesta-se nas coisas ou nas condutas que oexprimem de maneira concreta ou, mais exactamente, de maneira simbólica. Um valor é algo que, numa determinada cultura, se considera ideal ou desejável. Além disso, concretizam-se através de regras e normas que, por sua vez, condicionam os comportamentos. Os valores de uma dada cultura podem estar descritos formalmente, em textos institucionais, como as leis de cada país. Outros não estãoformalizados mas apenas inscritos na mente de cada indivíduo – são por isso, informais (paz, liberdade, religião, honestidade, solidariedade), não deixando de condicionar fortemente as suas acções.  Orientação da acção: Uma das principais características dos valores é a orientação (ou mesmo a determinação) das acções das pessoas e dos grupos.  Relatividade espacial e temporal: Outra característica é arelatividade espacial e temporal. Os valores são sempre específicos de uma sociedade particular, que os moldou e adoptou. Assim, os valores não só variam de cultura para cultura como igualmente dentro da mesma cultura, entre os vários grupos que a constituem, e ao longo do tempo. A sociologia tem como função analisar os valores de um determinado grupo ou sociedade sem imitir juízos de valor. Esseprocesso exige uma atitude de ruptura com o senso comum e com os seus obstáculos. Sociologicamente, não há valores certos nem errados, apenas os valores vigentes na cultura a analisar.

Diversidade cultural
A diversidade de culturas traduz-se na diversidade de valores e de comportamentos, as crenças culturais variam de cultura para cultura. No ocidente moderno, as crianças de doze anos são...
tracking img