Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES

Segundo um estudo feito com a população das nações unidas não será possível acabar com a pobreza enquanto mulheres sofrem violências e não tiverem os mesmosdireitos que os homens.

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

A desigualdade social do Brasil vem desde a chegada dos portugueses, que quando chegaram já tinham os índios como uma raça de pessoasdiferentes.
Antigamente os negros eram trazidos para o Brasil como escravos assim sofrendo muita descriminação dos seus patrões e essa descriminação vem até hoje com seus descendentes pelo fato deles seremnegros.
Entre os séculos XIX e XX, tiveram muitos europeus vindo para o Brasil trabalharem nas fazendas de café, muitas dessas pessoas vieram em busca de melhores condições para suas famílias, masquando chegaram encontram um trabalho muito ruim. Em muitos casos as famílias ganhavam apenas casas e a comida para sobreviverem.
Nos primeiros anos do século XX começou o processo de industrializaçãoe urbanismos, assim muitas pessoas trocando o campo pela cidade.
Com o avanço das tecnologias vem aumentado a pobreza no Brasil e com isso tendo muita desigualdade social.
A DESIGUALDADE ANALISADANO BRASIL

Segundo a cientista Márcia Anita Sprandel, a primeira tentativa para explicar a pobreza do Brasil, consiste em relacionar a influencia do clima a riqueza das matas e do solo. Afirmava-seque o brasileiro era preguiçoso, porque a natureza lhe dava frutos, plantas, etc.
Dois outros autores da época faziam analises: Joaquim Nabuco e Manoel Bonfim. Nabuco afirmava que graças aos negroshavia surgido o povo no Brasil, e com a escravidão avia sido formada colônias penais nos interiores das cidades. Bonfim por sua vez, via o nordeste como uma terra de herói. Dizia que a população dointerior tinha muita força, pois trabalhavam coletivamente, por coletividade no trabalho e pelo uso comum de suas posses.

FOME E CORONELISMO

A partir do de 1940 a desigualdade social era vista...
tracking img