Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN
Componente Curricular: Sociologia
Professora: Ana Paola
Turma: 4.101.1V

AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO

Natal – RN
Dezembro – 2012
Andreia Maria dos Santos Moura
Fernanda Gomes de Amorim
Ingrid Tainá Sena de Oliveira
Julianne Silva de Oliveira
Maiara de Lemos Câmara

AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO

Trabalhoapresentado ao curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sob orientação da professora Anna Paola.

Natal – RN
Dezembro - 2012
INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o etnocentrismo, bem como as ideologias e suas origens e suas perspectivas, relacionando tais temas com as mulheres, nas sociedades ocidentais e com foco no Brasil. O conceito deetnocentrismo será trabalhado dando ênfase no contexto social no qual as mulheres foram e estão inseridas atualmente, mostrando a diferença de pensamento de séculos passados para os dias atuais. Serão utilizados exemplos com base na história e sociologia sobre este assunto desde os tempos mais remotos, trazendo-o então para a atualidade. Usaremos de fatos, teorias e opiniões pessoais, para assimdemonstrarmos o foco do trabalho: a retratação da mulher pela visão etnocentrista, de aceitação das diversidades em uma sociedade ou em sociedades diferentes. Mostrando a importância de se evitar a intolerância e preconceito, que se manifesta na nossa sociedade de diversas formas.

AS MULHERES E O ETNOCENTRISMO

Segundo o livro: O que é Etnocentrismo de Everardo Rocha, “etnocentrismo é uma visãodo mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”.
O etnocentrismo com relação à mulher na sociedade Ocidental, é visto desde os tempos mais remotos. Exemplo disso são os diversos papéis da mulher nas sociedades antigas, como Grécia, Egito e Esparta.Podemos observar que a civilização que mais valorizou a mulher foi a cretense. Na Grécia a mulher ocupava basicamente a casa e os serviços domésticos, ao contrário de Esparta, onde eram formadas como guerreiras e desenvolviam o sentimento nacionalista. Já no Egito as mulheres possuíam certo prestígio social, podendo ocupar altos cargos, ter posses e importância quase que equivalente a masculina.Chegando a Idade Média, podemos observar a visão sobre a mulher como algo extremamente ligado a ideologia das religiões. A mulher exercia papel praticamente só de mãe, camponesa, mulher e devota. Às vezes tinham propriedades ou ocupavam cargos altos, se eram nobres, porém ainda existia o preconceito em relação a posse de poder nas mãos de mulheres.
Se tratando da Idade Moderna, independente daclasse social, vê-se atrelada a mulher virtudes, como a doçura, a compaixão e o amor materno, lhe cabia cuidar dos pobres, doentes e idosos, zelar pela educação dos filhos e devido a sua instrução religiosa, cabia a ela administrar o funcionamento da casa. Porém ela estava sempre atrelada ao homem, primeiro estava submissa ao pai, que era seu responsável e preservava até seu casamento, a partir deentão o marido ocupava o seu lugar e ela lhe devia obediência, o casamento tinha grande importância na Idade Moderna, seu objetivo era, primeiramente, o de reprodução da espécie e assegurar educação e sustento dos filhos.
A mulher no século XXI vem assumindo diferentes papéis na sociedade, seja no trabalho, na família, na política ou até mesmo na religião. No ambiente familiar, percebe-se umagrande mudança na estrutura patriarcal, onde se inseriu a mãe solteira e também a mãe divorciada, com sua nova condição de criar e educar sozinha seus filhos, a mulher, então, passou a assumir responsabilidades que até então eram do homem: ir em busca do sustento financeiro da casa, além das outras atividades que já lhe eram atribuídas. Na política, houve um aumento notório da participação feminina,...
tracking img