Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de "revolução" (e também o de "emancipação") vai, assim, passar do domínio político-jurídico limitado para o domínio social. A revolução designa, desde o século XIX, o processo de umatransformação que poderá ser aplicada ao domínio social, à industrialização ou à transformação tecnológica, para além do seu uso no campo político. Passa, portanto, a designar transformações políticas esociais decisivas, assim como inovações cientificamente importantes. Fala-se da revolução do proletariado, da revolução cultural chinesa, da segunda revolução industrial, de uma revolução tecnológica,etc.
À conceção revolucionária, os evolucionistas opuseram uma conceção progressiva das transformações. Spencer encara a transformação como um processo do simples ao complexo, do homogéneo aoheterógeneo, da passagem das sociedades de tipo "militar" às sociedades de tipo "industrial". Durkheim não adere à teoria evolucionista, mas mantém a ideia da passagem à complexidade, a transformação dasolidariedade mecânica em solidariedade orgânica.
Evoluções, revoluções e mutações constituem, pois, diferentes formas de transformações sociais.
Desde os anos 70 do século XX que uma sociologia"dinâmica" (Balandier) se afasta do paradigma estruturalista (Lévi-Strauss, 1958), para se dedicar ao estudo das transformações sociais; esta sociologia das transformações sociais encontra-se nos trabalhos deBalandier e de Touraine. A descolonização, a formação de novas nações, os movimentos revolucionários, são matéria de estudos sociológicos. Balandier estuda as condições da descolonização em África eas transformações do sistema político-económico colonial até à autonomia política. Touraine desenvolve uma teoria dos "movimentos sociais".
A ação política pode ser entendida como o tipo de ação cujoobjetivo é a realização de transformações sociais, conferindo-se uma importância central aos conflitos e às relações de poder e de dominação. Frequentemente também o estudo das transformações...
tracking img