Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER
Sociologia : é a ciência que pretende entender , interpretar a ação social, para dessa maneira, explica-la em seu desenvolvimento eefeitos.
- buscar de regularidades, compreensão do sentido, historicidade, explicar: interpretar a conexão de sentido em que inclui uma ação. Objetivos: captar conexões racionais de sentido
OBJETIVOS DASOCIOLOGIA: ação social; conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outro ou de outros. Outro podeser (dês)conhecido; individualizado ou não. A sociologia não se julgaa validade dos atos. Para sociologia não importa o a gente enquanto pessoa e sim o sentido de sua ação. Relacao social: condutaplural reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos, que descansam na probabilidade de que se agira socialmente de certo modo.
TIPOS IDEAIS DA ACAO SOCIAL: ACAO SOCIAL RACIONAL COMRELACAO A FINS: para atingir um objetivo previamente definitivo,lança se mãos dos meios necessários e adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista.Ou seja o sujeito a orientado/motivado pelo objetivo pretendido, em relação ao qual lança mao dos meios disponíveis através de um calculo racional. ACAO SOCIAL RACIONAL COM RELACAO A VALORES:o a genteorienta-se pelos fins últimos de sua ação, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções, levando em conta somente sua felicidade a esses valores. Ou seja o sujeito e orientado/motivado pelos valores que inspiram sua conduta. ACAO TRADICIONAL: não tem motivação racional, ou seja o agente age em função dos hábitos e costumes. ACAO AFETIVA:ação é orientada por emoções imediatassem consideração dos meios ou dos fins a atingir.
PODER: probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência e qualquer que seja o fundamento dessa...
tracking img