Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O tema que irei abordar constitui parte integrante da história dos processos, regularidades, especificidades e transformações da própria investigação produzida pela sociologia portuguesa.

Os objetivos gerais presentes neste trabalho são o de analisar as desigualdades sociais e as classes sociais, principalmente na sociedade Portuguesa.

Numa Primeira parte procuro definir oconceito de classe social e de desigualdade social, as suas origens no contexto da própria emergência da sociologia em Portugal. A evolução da sociologia das classes sociais é observada a partir dos seus protagonistas e processos organizacionais e institucionais.

Numa Segunda parte analisa as classes sociais na sociedade Portuguesa, a partir duma tripla articulação: a Estrutura da População eda Indústria, a Evolução da Estrutura das Classes e a Análise das Classes Sociais em Portugal.

I Parte
1. Classes Sociais
2.1. Estrato e Classe Social
Segundo Bell (1977), Rex (1988), Giddens (1997) e Tezanos (1989), a Estratificação Social é o conjunto de modos e critérios de classificação dos indivíduos em função da posição social que ocupam em determinada sociedade. O conceitode estratificação pressupõe a disposição das diversas camadas ordenadas em posições verticalizadas desde as inferiores às superiores.
Parsons (1967), Davis e Moore (1976) e Sorokin (1971) definem a estratificação social como a diferença de determinada população em estratos sobrepostos, compreende-se o estrato, o conjunto de indivíduos com um “status ocupacional, económico e legal semelhante”(1971:85). A base da estratificação reside na repartição desigual de recursos e recompensas, direitos e privilégios, responsabilidade e deveres, poder, influência e prestígio.
O Conceito de Classe é o grupo social definível e classificável pela ocupação ou profissão, idade ou sexo, rendimento, prestígio ou poder político.
“Classe” deriva do termo latino classis utilizado no século VI a.C., paradesignar a classificação dos cidadãos na base da sua participação no serviço militar ou a ordenação da população conforme a sua capacidade tributária em vista do sustento do exército. O termo “classe” só viria a ser reutilizado no século XVII por Lineu para classificar as espécies vegetais e animais. Mais tarde só com os fisiocratas e os liberais é que o termo “classe” se aplicou à população humana.Quesnay (1976:147) distinguia a classe dos proprietários e as classes estéreis, assim como Smith e Ricardo (1993:22), Marx (1974:740-741) e Sorokin (1971:92) -, que assumiam a existência de três classes na moderna sociedade industrial: os proprietários-rendistas, os assalariados e os empresários. O conceito descritivo e classificatório de classe passa para uma conceção mais compreensiva enquantosistema de reprodução e circulação de bens e serviços.
A conceptualização de classe viria a ser prosseguida também por Weber (1978) e os neoweberianos, cuja abordagem apresenta diferenças face ao marxismo.
Tal como Bader e Benschop (1988) e Katznelson (1995), as relações e as desigualdades de classe exigem a articulação de diversos níveis de análise, desde o nível social, passando pelo nívelorganizacional, até ao nível interativo.
Wright (1998: 272) define o conceito de estrutura de classes e do lugar de cada individuo a um nível baixo de abstração para melhor entender as formações sociais. Já Benschop (1993) também avança com uma abordagem ao problema, construindo uma tipologia em torno dos lugares ocupados pelos atores sociais. Este autor fornece quatro modelos tipológicos: (i)modelo de propriedade, (ii) modelo pecuniário, (iii) modelo de poder e (iv) modelo de prestígio.
Assim, Estrato e Classe remetem para o campo das ciências sociais. O conceito de Estratificação Social comporta um conjunto de critérios de ordem descritiva: hierarquizar os indivíduos segunda uma escala social em função de vários critérios (rendimento, profissão, estilo de vida, poder e prestígio). Já...
tracking img