Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2564 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No final do século passado, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados. Ao que tudo indica, nos dias de hoje poucas pessoas colocam em dúvida os resultados alcançados pela sociologia: As inúmeras pesquisas realizadas pelos sociólogos, a presença da sociologia nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, atestam suarealidade. A presença da sociologia continua chamando atenção sobre o seu objeto de estudo e os seus métodos de investigação. A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência possui uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelos antagonismos de classe. A existência de interesses opostos na sociedade capitalista penetrou e invadiu. Este contexto históricoinfluenciou a respeito de como deveria ser analisada a sociedade
O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias, como preferem afirmar os sociólogos.
Não podemos perder de vista o fato deque a sociologia surgiu num momento de grande capitalismo. A perspectiva que os norteava era a de buscar o pleno funcionamento de suas instituições econômicas e políticas. Os conflitos e as lutas em que se envolviam as classes sociais, constituíam para alguns deles fenômenos passageiros, passíveis de serem superados.
Uma das tradições sociológicas encontrou no pensamento conservador seus principaisconceitos explicativos da realidade. Os conservadores, que foram chamados de “profetas do passado”, construíram suas obras contra a herança dos filósofos iluministas.
O ponto de partida dos conservadores foi o impacto da Revolução Francesa, que julgam um castigo de Deus à humanidade. Não cansavam de responsabilizar os iluministas e suas ideias como um dos elementos desencadeadores da Revoluçãode 1789. Consideravam as crenças iluministas como aniquiladoras da propriedade, da autoridade, da religião e da própria vida..
Pensadores como Edmund Burke (1729-1797), Joseph de Maistre (1754-1821), Louis de Bonald (1754-1840) e outros procuraram demonstrar todo ideário dos filósofos do século dezoito, atacando suas concepções do homem, da sociedade e da religião, posicionando-se abertamentecontra as crenças iluministas. A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco declínio. Não viam nenhum progresso numa sociedade cada vez mais alicerçada no urbanismo, na indústria, na tecnologia, na ciência e no igualitarismo. Lastimava o enfraquecimento da família, da religião, da corporação etc. A Revolução de 1789 era, na visão dos “profetas do passado”, o último elo dosacontecimentos nefastos iniciados com o Renascimento, a Reforma Protestante e a Era da Razão.
Ao fazer a crítica da modernidade, inaugurada por acontecimentos como a economia industrial, o urbanismo, a Revolução Francesa, os conservadores estavam tecendo uma nova teoria sobre sociedade cujas atenções centravam-se no estudo de instituições sociais como a família, a religião, o grupo social, e a contribuiçãodelas para manutenção da ordem social.
As ideias dos conservadores constituíam um ponto de referência para os pioneiros da sociologia, interessados na preservação da nova ordem econômica e política que estava sendo implantada nas sociedades europeias ao final do século passado. Estes, no entanto, modificariam algumas das concepções dos “profetas do passado”, adaptando-as às novas circunstânciashistóricas. Estavam conscientes de que não seria possível voltar à velha sociedade feudal e restaurar as suas instituições, como desejavam os conservadores. Alguns dos pioneiros da sociologia, preocupados com a nova ordem social, chegavam mesmo a considerar algumas ideias dos conservadores como reacionárias, mas ficavam decididamente encantados com a devoção que eles dedicavam à manutenção da...
tracking img