Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Relatório de Sociologia
Ao compararmos as características de cara constatamos que nas duas declarações estão o mais importante, que todos nós somos pessoas que nascemos livres, em dignidadee direitos. A primeira declaração foi a da Virginia, nos Estados Unidos e posteriormente foi a Declaração dos Direitos Humanos. Tanto a Declaração dos Direitos da Virginia, como a Declaração dosDireitos Humanos estão fundamentadas nos direitos naturais do homem, onde constam as principais declarações de direitos defendendo as liberdades, mas com características próprias, especialmente quanto anatureza dos direitos reconhecidos.
Em 1776 a Declaração dos Direitos da Virginia proclamou o direito a vida, liberdade e a propriedade e outros direitos como o principio da legalidade aliberdade de imprensa e a liberdade religiosa.
Essa Declaração consta 18 artigos abrangentes a direitos natos da pessoa, soberania popular, onde todo o poder procede do povo, ressaltando ainda osideais de liberdade e limitação do poder do estado, igualdade perante a lei; igualdade de condição política de todo cidadão.
No tocante as Declarações Universais dos Direitos Humanos de 1948 sabemque compreende um conjunto de direitos individuais e coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais que leva ao reconhecimento de igualdade essencial de todo ser humano em sua dignidade.Caracteriza-se pela sua amplitude e pela sua universalidade como fonte de valores, independente das diferenças de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião, origem nacional ou social ou qualqueroutra condição.
Existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica. A consciência coletiva é a responsável pela ligação entre as pessoas, pelos valores morais e pelo sentimento coletivo,aquilo que é geral. Enquanto cada um tem uma consciência individual pela qual fazemos nossas escolhas, a personalidade, a junção das duas, forma o ser social. Segundo Durkheim, o que matem as...
tracking img