Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia e Cultura



Frequentemente ouvimos falar em Cultura. Em geral, utilizamos os termos Culto e Inculto quando nos referirmos ao nível de conhecimento formal das pessoas. Mas, o que é cultura? É correto comparar os indivíduos utilizando esse tipo de critério?  Esse tema será abordado nesta aula.

Vamos iniciar com a explicitação do que é a Antropologia. Em seguida, veremos que nemos antropólogos conseguem atingir um consenso quando se trata da definição de Cultura, pois há mais de 160 definições diferentes para esse termo.

Vamos estudar também as definições de Homem, Raça, Etnia e Evolução Humana, conceitos considerados básicos para um bom entendimento da nossa disciplina. Por fim, analisaremos de que forma o mito, a religião e a ideologia podem se configurar comoferramentas educativas.

A Antropologia, como um saber científico formulado pelo homem sobre o próprio homem, é algo recente, que remonta ao início do século XIX, na Europa. Em seus primórdios, preocupava-se com o “Outro”, mas a análise era feita sempre a partir dos valores e perspectivas europeus.

Para explicar as diferenças entre as muitas sociedades e instituições, principalmente aquelas dos “povosexóticos”, a Antropologia desenvolveu uma metodologia própria baseada, inicialmente, em relatos e, posteriormente, em observação direta.

Relatos de viajantes, missionários, militares, administradores coloniais etc.

Observação direta feita por profissionais especializados em trabalhos de campo.

Para começar a pensar antropologicamente, é necessário que você conheça a definição de Homem.

Em umadefinição geral, o Homem é um animal portador de cultura.

Ele tem o domínio da linguagem e do fogo, usa ferramentas, institui a família, proíbe o incesto, inventa mitos, rituais, religiões e ciências.

Ao contrário dos outros animais, o ser humano elabora, compartilha e transmite cultura aos seus descendentes.

Se os outros animais agem orientados pelos instintos, o animal humano ofusca osinstintos através do desenvolvimento da cultura.

Outra definição importante é a de Cultura. Apesar de praticarem e transmitirem a cultura, nem sempre os seres humanos se esforçaram por defini-la e analisá-la.

A palavra tem origem no vocábulo latino colere e possuía denotação de cultivo das plantas, de cuidado com os animais e a terra, cuidado com as crianças e com sua educação, cuidado com osdeuses, com os ancestrais e seus monumentos.

Segundo Chauí (2004), cultura também podia significar cultivo do espírito, como a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia.

É esse sentido do termo que leva as pessoas a classificarem as outras como “cultas” e “incultas”, ao tomar como critério o acesso à educação formal, ao conhecimento científico e à familiaridade com aschamadas “belas artes”.

De acordo com Lakatos e Marconi, “não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido e o homo ferus; um porque ainda não sofreu o processo de endoculturação, e o outro, porque foi privado do convívio humano” (1999: p. 131).

Podemos inferir que a classificação mencionada acima é aceita em termos de senso comum, não tendo respaldo em nenhuma teoriacientífica que mereça credibilidade.

De acordo com Tomazi (2000), o primeiro a criar uma definição de cultura foi Edward Tylor (Inglaterra 1832 – 1917), ao juntar na palavra inglesa culture os sentidos que, no final do século XVII e início do século XVIII, eram carregados pela palavra alemã kultur e pela palavra francesa civilization.

Para esse autor, em seu livro Primitive Culture de 1871, “Culturatomada em seu sentido etnográfico amplo é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Definição de cultura, na concepção de Tylor, é aprendida e não transmitida geneticamente, esse aprendizado se dá por meio da comunicação e da linguagem. Fica explícita também a oposição entre...
tracking img