Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkheim [1858-1917]

A pretensão de conferir à sociologia uma reputação verdadeiramente científica será o principal objetivo da obra do pensador francês Émile Durkheim [1858-1917]. Seguidor do positivismo de Augusto Comte, toda obra de Durkheim está voltada para dotar a sociologia do que até então mais lhe faltava: um método de análise. Daí a sua importância para a história dopensamento sociológico.

Durkheim também forneceu para a sociologia estudos pioneiros na área da sociologia da religião e do conhecimento, bem como estudos empíricos sobre o fenômeno do suicídio. Além disso, este pensador é um dos grandes analistas do mundo moderno com sua tese da divisão social do trabalho. Através deste conceito, ele aponta para a complexidade da sociedade contemporânea,cuja marca característica é a diferenciação social e a especialização das funções, com todas as conseqüências que este fenômeno traz para a vida do homem, suas relações sociais e a própria organização da sociedade.


(1) Vida e Obras


Émile Durkheim, sociólogo francês, filho de rabinos, nasceu em 15 de abril de 1858 na cidade de Épinal, Alsácia. Iniciou seus estudos primários no colégiodaquela cidade e lhes deu continuidade em Paris, no Liceu Louis Le Grand e na École Normale Superieure [1879]. Teve como professores Foustel de Coulanges e Boutrox. Em 1882, Durkheim forma-se em filosofia e é nomeado professor em Sens, Saint Quentin e Troyes, iniciando neste período seu interesse pelas questões sociais.

Entre 1885 e 1886, Durkheim faz uma importante viagem de estudos paraa Alemanha, para estudar ciências sociais. Na Alemanha (Lepzig e Berlim) entra em contato com Wilhelm Wundt [1832-1920]. Desta viagem, Durkheim retoma com a intenção de desenvolver a sociologia na França, visando torná-la uma ciência autônoma.

Em 1887 é nomeado professor de pedagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux, no sul da França. Trata-se do primeiro curso de sociologiacriado em uma universidade. É neste período que Durkheim escreve suas principais obras e forma a base de seu pensamento social. Em 1893, ele defende sua tese de doutorado (A Divisão Social do Trabalho) e funda a revista L'Anné Sociologique, na qual foi publicada a maior parte dos trabalhos iniciais da escola sociológica francesa.

Adquirindo grande notoriedade, no ano de 1902 Durkheim éconvidado a tomar-se professor suplente de pedagogia na Universidade de Sorbonne, em Paris. Em 1906 torna-se titular da cadeira e passa a lecionar paralelamente sociologia, que é transformada em cátedra no ano de 1913. No ano de 1914, começa na Europa a primeira guerra mundial. Abalado com a morte de seu filho na guerra, Durkheim morre em Paris, no dia 15 novembro de 1917.

Além de ser umdos maiores clássicos da sociologia, Durkheim também é o responsável pela introdução desta ciência no ensino universitário. É com Durkheim que a sociologia adentra no mundo acadêmico e se firma definitivamente como ciência.

As principais obras de Émile Durkheim são: A Divisão Social do Trabalho [1893], As Regras do Método Sociológico [1895], O Suicídio [1897], As Formas Elementares da VidaReligiosa [1912]. Além destes textos, podem-se mencionar ainda as seguintes obras póstumas do autor: Educação e Sociologia [1922], Sociologia e Filosofia [1924], O Socialismo [1928].


(1.1) Contexto Social e Intelectual

O período em que Durkheim viveu costuma ser chamado pelos historiadores de belle époque. Como o nome indica, este foi um período de progresso e otimismo, marcado porgrandes invenções (eletricidade, avião, submarino, cinema, automóveis, etc.). Apesar deste clima de otimismo, já apareciam os problemas típicos da sociedade moderna (migrações, pobreza, criminalidade, etc.), chamados na época de "questão social". Todo este contexto social, com sua ambigüidade característica, vai exercer uma grande marca no pensamento de Durkheim, que vai compartilhar do objetivo...
tracking img