Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de Sociologia
Disciplina: Sociologia






Pág: 74
1. Os dois textos apontam a permanência de aspectos relacionados aos sistemas de castas e de estamentos na sociedade comtemporânea. Cite outras situações nas quais se observa alguma característica dessas formas de desigualdade no mundo atual.

Hoje em dia, ainda há muitas desigualdades e descriminações entre as pessoas.Uma delas, são em relação ao desempregados, por que aquelas pessoas que tem baixo indice de escolaridade, ao procurar um emprego, conseguem apenas um serviço de gari, ou até inferior a isto. Na maioria das vezes, quando vimos uma pessoa deitada na calçada(mendigo), olhamos e muitas vezes apenas sentimos pena, e não temos coragem de irmos e ajudarmos aquelas pessoas, que as vezes precisam muito denossa ajuda. Muitas das vezes não vimos apenas as diferenças de riqueza, mas também diferenças de qualidade social das pessoas.

2. Com base na análise do que constitui uma casta e um estamento, como você explica a permanência desses tipos de desigualdades?
Há estas desigualdades, por que as pessoas se dividem entre si mesmos, e umas das coisas que contribuem para estas desigualdades vemmuitas vezes de nós mesmo, citamos por exemplo, o orgulho que sentimos de querer ser superior as outras pessoas. Isso faz com que descriminamos aquelas pessoas que as vezes são pouca coisa inferior à nós, por que podemos ser o quiser, basta ter determnação para alcançar os nossos objetivos, por isso nunca se sinta superior aos outros ou inferior à eles.

Pág: 83
1. Se o alimento produzido nomundo é suficiente para suprir as necessidades de todos, o que explica o problema da fome?
Uma das principais razões são as desigualdades sociais, e a alta dos preços no mercado atual e, também muita das vezes a falta de boas terras para o plantio e o cultivo delas.

2. As campanhas contra a fome poderão resolver o problema ou a questão é sistêmica? Nesse caso, o que é necessário mudarpara que todos possam se alimentar adequadamente?
Claro que sim. Para tudo, há solução. Basta apenas, acabarmos com as desigualdades entre as pessoas e fazer com que as oportunidades de empregos sejam maiores para que haja ainda mais a procura por eles, assim o indice de fome no mundo seria menor. O que falta mesmo, é a oportunidade e ajuda para aqueles que realmente precisam, para aquelesque tem baixo indice de escolaridade ou ganham até menos de uma salário por mês.

Pág: 84
• O que explica as desigualdades entre homens e mulheres? Por que a mulher ainda é vítima de tanta discriminação e violência?
As desigualdades entre homens e mulheres é por que há falta de direitos sociais, políticos e econômicos. Entre eles também está o acesso à educação, à saúde, ao mercado detrabalho e ao patrimônio. Por que , hoje em dia, a porcentagem que a mulher ocupa no mercado de trabalho é muito menor em relação aos dos homens, então as vezes, por esta falta de emprego elas buscam a prostituição, ou outras coisas mais e muitas delas também são indefesas.

Pág: 93
1. Durante os últimos anos, os shopping centers se espalharam pelas cidades de grande e médios porte. Sãoespaços onde há muitas restrições aos pobres. Faça o exercício de imaginar como você seria tratado se entrasse malvestido em um shopping e até com as roupas sujas, descalço e com os cabelos desgrenhados.
Provavelmente ou até com certeza as pessoas me olhariam com desprezo ou até nojo, pensando que eu seria uma mendiga, ou coisa assim. E os vendedores teriam restrição em me atender caso eu entrasse emalguma loja.

2.Por que existem limitações para entrar e circular nesse espaços? Pode-se negar às pessoas o direito de circular pela cidade? Os shoppings foram contruídos apenas para quem pode consumir ou são mais um espaço urbano de convivência somente para iguais?
Por que muitas vezes dependendo do vestimento das pessoas, as outras podem achar que são mendigos ou até alguém que...
tracking img