Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Leia o texto abaixo para responder a questão proposta. (a resposta deve ser individual)

“Para o empregador moderno – assinala um sociólogo norte-americano – o empregado transforma-se em um simples número: a relação humana desapareceu. A produção em larga escala, a organização de grandes massas de trabalho e complicados mecanismos para colossais rendimentos acentuou, aparentemente, eexacerbou a separação das classes produtoras, tornando inevitável um sentimento de irresponsabilidade, da parte dos que dirigem, pela vida dos trabalhadores manuais. Compare-se o sistema de produção, tal como existia quando o mestre e seu aprendiz ou empregado trabalhavam na mesma sala e utilizavam os mesmos instrumentos, com o que ocorre na organização habitual da corporação moderna. No primeiro, asrelações de empregador e empregado eram pessoais e diretas, não havia autoridades intermediárias. Na última, entre o trabalhador manual e o derradeiro proprietário – o acionista – existe toda uma hierarquia de funcionários e autoridades representados pelo superintendente da usina, o diretor-geral, o presidente da corporação, a junta executiva do conselho de diretoria e o próprio conselho dediretoria. Como é fácil que a responsabilidade por acidentes do trabalho, salários inadequados ou condições anti-higiênicas se perca de um extremo ao outro dessa série”. (Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil).

Discuta: a afirmação do autor de que a “relação humana desapareceu” entre o empregador e o empregado deve-se a quais características das organizações modernas de produção?

A produçãoem larga escala, a organização de grandes massas de trabalho e complicados mecanismos, visto que o empregador não visa mais uma relação entre seus empregados. Os empregadores modernos querem o que for lucro para sua empresa, porem não procura relacionar-se de forma a conhecer quem são os seus empregados e como trabalham. A relação humana está a cada dia mais precária. Os empregadores não queremsaber do lado emocional, apenas do lado racional do seus empregados.

(Fonte de pesquisa: para o aprofundamento desse tema, pode-se consultar o próprio livro Raízes do Brasil, especialmente o capítulo intitulado “O Homem Cordial”, ou a primeira parte do texto Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels. Ambos encontram-se na biblioteca
2. De acordo com Karl Marx:
a) o que seriammais-valia absoluta e mais-valia relativa?
Karl Marx chama a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela viada mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa. Em fazendo esta distinção, Marx rompe com a idéia ricardiana do lucro como "resíduo" e percebe a possibilidade de os capitalistas ampliarem autonomamente suas taxas de lucro sem dependerem dos custos de simples reprodução física da mão-de-obra.

b) analise: pode-se considerar que a mais-valia ainda ocorreria nas relações de trabalhovigentes no século XXI?

Hoje em dia na relação de trabalho, pode dizer que a mais-valia ocorre com muita freqüência, onde as empresas tentam estender o máximo que podem a jornada de trabalho de seus funcionários mantendo o salário constante, ou muitas das vezes aumenta uma quantia insignificante. O que podem ver é que a medida que o capital vai crescendo o trabalho também aumento.
Um exemplo é umoperário que trabalho 6 horas por dia. Isso significa que depois de seis horas de produção o operário acrescentou ao valor do material um adicional suficiente para cobrir seus meios de subsistência. Porém o trabalhador vende-se ao capitalista por um dia de trabalho e não limita a seis horas. A soma que o trabalhador continua a acrescentar excede e supera o necessário para cobrir seus meios de...
tracking img