Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É JUSTIÇA?

Luan Henrique Souto da Silva Vieira

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP

RESUMO:
O trabalho seguinte busca conhecer os conceitos de justiça, a justiça estabelecida por Platão, a doutrina de Justiça de Aristóteles. Abrangeremos um conceito básico de Justiça, lei e direito e iremos entender um pouco de justiça na idade moderna e contemporânea.PALAVRAS-CHAVE: Justiça, Direito, Platão e Aristóteles.

1. Introdução

A justiça é, antes de tudo, uma característica possível, porém não é necessária de uma ordem social. A justiça como virtude do homem encontra-se por segundo plano, pois um homem é justo quando seu comportamento corresponde a uma ordem dada como justa.
O anseio por justiça é o eterno anseio do homem por felicidade, oindividuo procura essa felicidade dentro da sociedade. Justiça é felicidade social, é a felicidade garantida por uma ordem social. No entanto a justiça que é justa para um pode não ser justa para o outro, abrangendo melhor a minha felicidade pode ser a causa da sua infelicidade.Nessa acepção Platão identifica justiça e felicidade, quando afirma que só o justo é feliz e o injusto é infeliz.

2. O que éFelicidade?

É claro que não se pode haver uma ordem justa, isto é, que adapte felicidade a todos, é inevitável que a felicidade de um entre em conflito com a felicidade de outro desse modo entendemos que a felicidade de um, é a infelicidade do outro e por isso a nenhuma ordem social pode solucionar o problema de forma justa e igual. Nossa felicidade depende freqüentemente da satisfação denecessidades que nenhuma ordem social pode garantir. Segundo Hans Kelsen:
“Se a justiça é felicidade, então uma ordem social justa é impossível, enquanto justiça significar felicidade individual. Uma ordem social justa é impossível, mesmo diante da premissa de que ela procure proporcionar, senão a felicidade individual de cada um, pelo menos a maior felicidade possível ao maior número possível depessoas.”
3. A Justiça estabelecida por Platão
Para Platão justiça é uma característica de uma ordem social; no qual o anseio por justiça é o anseio do homem pela felicidade. Platão entende felicidade é sua própria conduta e justiça é fazer algo que é próprio de cada individuo por tanto o conceito de justiça de Platão não é exato, porém se estabelece pelas condutas dos indivíduos e estes entãooperarem com a justiça eles adaptarão um Estado justo.
Entende também que só conhece a justiça quem for justo e a melhor forma da sociedade ser governada seria por filósofos, pois afirma que somente os homens sábios têm a idéia do bem e justiça. Para Platão;
“agir com a justiça é descartar o egoísmo, e reconhecer a igualdade e o direito do outro. Ele analisa como seria o comportamento do homem justoe do homem injusto para se chegar e descrever suas virtudes, e a tipologia das almas, a fim de determinar uma postura ética que direciona o homem para a conquista de sua felicidade dentro de duas aptidões constituindo por fim um estado justo e perfeito”
Nessa acepção Platão identifica a justiça à felicidade, concluindo que só o justo é feliz, o injusto é infeliz.
4. A Doutrina de Justiça deAristóteles
A ética de Aristóteles é outra tentativa de definir a justiça, trata-se de uma ética de virtude, ou seja, visa um sistema de virtudes entre as quais a justiça é virtude máxima e define o que é eticamente bom. A virtude que Aristóteles estabelece é a busca do bem, do equilíbrio, do justo.
Na concepção de Aristóteles o sistema de justiça de qualquer sociedade irá proibir ações erradas epermitir boas ações, nesse entendimento a justiça e injustiça se vinculam ao que é legal ou ilegal, todavia toda as virtudes estão subordinadas à justiça.
Para Aristóteles a justiça é fundamental para uma ordem social, para ele não é possível adquirir o conhecimento da justiça ou o senso dela por livros, mas sim através da convivência diária com nossa sociedade. Estabelece a justiça como uma...
tracking img