Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desemprego, Em 2007 a população portuguesa estava no limiar de pobreza tendo o desemprego aumentado e o endividamento das famílias agravou-se nos últimos anos.
Ouvida pelo "Jornal de Notícias" apropósito do tema de Maio do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão - "Emprego/Desemprego: Direito a um Trabalho Digno" -, Sandra Araújo adverte que a eventual redução nos montantes de subsídio dedesemprego "vai piorar a situação".
Ter-se emprego não é suficiente para não se ser pobre devido a baixos salário e à precariedade (Cláudia Albergaria, socióloga )
Não existe emprego para toda gentediz um social económico devido a baixo nível de qualificação da população.
O estudo nacional feito em 2008 pelo sociólogo Alfredo Bruto da Costa indica que 35% dos pobres são pessoas que trabalham
"Oproblema de quem trabalha mas é pobre, tem emprego mas não passa a barreira do limiar de pobreza, é que ocupa empregos pouco qualificados, mal pagos e precários", explica a coordenadora técnica daREAPN. Trata-se "de uma característica de Portugal, face à política de baixos salários, porque noutros países as mesmas funções desqualificadas têm salários suficientes para que as pessoas vivam acima dolimiar de pobreza".
É necessário reorientar as políticas públicas, da educação à saúde, passando pela habitação e pelo emprego, bem como um crescimento sustentável da sociedade e não gerador dedesigualdades salariais e na distribuição do rendimento.
Nesta relação entre o desemprego, a pobreza e a exclusão social
existem duas consequências nocivas ao nível da formulação de
políticas. Aprimeira, já referida, consiste no erro de pensar que
ajudas materiais deixam de fora situações de exclusão social. A
segunda, é que a resposta para o combate à pobreza está ligada ao
desenvolvimentoeconómico e ao crescimento da produção. Ora,
tirando elações do que foi dito anteriormente, podemos afirmar
que o que está em causa é o crescimento de um modelo
dominante que gera exclusão social,...
tracking img