Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA: Uma ciência social.



“A sociologia é uma perspectiva útil
para compreendermos a sociedade, as
mudanças e os problemas sociais”


A sociologia é uma forma de ver o ser humano. E por meio dela damos conta que somos parte de uma organização social, não só em certas ocasiões, mas o tempo todo. Esta é nossa característica humana mais básica. A sociologia é uma perspectivaaltamente determinista, segundo a qual boa parte do que fazemos resulta da organização.

1. O QUE É SOCIOLOGIA?

1.1. A Sociologia é uma disciplina acadêmica: A universidade normalmente não nos fornece certezas. Ao contrário, uma educação universitária eficaz deixa em nós uma ânsia de entender mais, e a humildade de reconhecer que não somos sábios e oniscientes e que, para compreender bemqualquer coisa, temos de ser cuidadosos na investigação.
A universidade nos apresenta várias disciplinas acadêmicas. Disciplinas porque cada uma possui uma longa história, cada uma acumulou um conjunto de conhecimentos e cada uma constitui um modo sistemático e cuidadoso de desenvolver idéias. Acadêmicas porque existem principalmente em universidades, onde os estudiosos pesquisam e discutem oconhecimento reunido. Cada disciplina tem seu próprio enfoque, cada uma com uma perspectiva diferente.
A sociologia é uma disciplina acadêmica; é uma das perspectivas encontradas na universidade. Ele possui um conjunto acumulado de conhecimentos, e ao longo dos anos desenvolveu um método sistemático de compreensão.
A sociologia poderia ser definida como uma disciplina acadêmica que examina o serhumano como um ser social, resultado de interação, socialização e padrões sociais. É uma perspectiva que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e conseqüências da desigualdade social. Concentra-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais.

1.2. A sociologia enfoca nosso mundo social: Asociologia é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Não enfoca a personalidade do indivíduo como a causa do comportamento, mas examina a interação social, os padrões sociais e a socialização em processo. Por exemplo, os sociólogos examinam as regras que se desenvolvem à medida que as pessoas interagem, as perspectivas que surgem entre elas, as verdades que elasacabam por compartilhar.
A sociologia começa, portanto, com a idéia de que o homem deve ser entendido no contexto de sua vida social e de que somos seres sociais influenciados pela interação, pelos padrões sociais e pela socialização.

3. A Sociologia faz três perguntas: Um modo de entender a sociologia é reconhecer o que dá coesão à disciplina. E ela se mantém coesa, primeiramente, por suatentativa contínua de responder a três questões básicas a respeito do ser humano.

1) O que somos, afinal?
Segundo Émile Durkheim, os seres humanos são socializados na sociedade. Adotamos as regras, os princípios morais, as verdades, os valores da sociedade, que penetram em nosso próprio ser. Em certo sentido, o indivíduo torna-se a sociedade. Charles Cooley e George Herbert Mead, doisimportantes cientistas sociais norte-americanos, salientaram que os seres humanos nascem inacabados: a natureza humana é aprendida; nosso próprio ser resulta da interação com os outros. Ao longo de toda história da disciplina, os sociólogos revelaram de várias maneiras que os seres humanos são, por sua própria natureza, sociais, socializados e eternamente mutáveis na interação social.
a) Os SeresHumanos são Sociais – A idéia central da sociologia, da qual tudo o mais se desenvolve, é a de que os seres humanos são sociais. Vivemos em sociedade. Nossas vidas afetam-se mutuamente. Ser social não significa que necessariamente gostamos uns dos outros (alguns de nós não gostam), significa que, sem interação em sociedade, os seres humanos seriam uma espécie animal diferente da que somos....
tracking img