Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da natureza da cultura ou da natureza a cultura – Parte 2

A visão popular de cultura remete à noção de “conhecimento adquirido”, principalmente através do letramento, das ciências e da literatura.Assim, sob este ponto de vista, certas pessoas teriam mais ou menos cultura do que outras.
Essa visão, no entanto, foi desafiada, formalmente, já em 1871, quando Edward Tylor, em Primitive Culture,propõe a primeira definição de cultura sob o ponto de vista antropológico
Segundo Tylor, cultura seria “um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outracapacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”

Como que complementando o conceito de Tylor, Jaques Turgot escreveu que o homem é possuidor de um tesouro de signos e que tema faculdade de multiplicá-los infinitamente, de retê-los, de comunicá-los e transmiti-los aos descendentes como herança.
Tylor entendia a cultura como um fenômeno natural, e como tal poderia seranalisado sistematicamente, visando a formulação de leis que explicassem sua gênese e transmissão. A diversidade cultural, por exemplo, era explicada por Tylor como resultado da desigualdade dos estágiosevolutivos de cada sociedade. Assim, caberia à antropologia a tarefa de estabelecer uma escala civilizatória com dois extremos: um representado pelas sociedades européias; e o outro pelas comunidadesperiféricas, ficando claro o princípio evolucionista unilinear. Neste sentido, a antropologia daria o maior exemplo de etnocentrismo, institucionalizado pela própria ciência.

Para entender Tylor,é preciso compreender a época em que viveu. Seu livro foi produzido nos anos em que a Europa sofria o impacto da Origem das Espécies, de Charles Darwin, e que a nascente antropologia foi dominada pelaestreita perspectiva do evolucionismo unilinear.
Origem das Espécies Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um...
tracking img