Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos socio-hitórico da educação

1) Apresente e comente os aspectos da educação discutidos por Durkheim.
Para Durkheim em toda sociedade o sistema de educação se apresenta sob doisaspectos: uno e múltiplo. No aspecto múltiplo ele se apresenta diversificado e especializado para atender aos imperativos das classes sociais, das necessidades da divisão do trabalho social e dasprofissões. Também varia de acordo com o caráter espacial, de acordo com as necessidades das regiões, da cidade e do campo. Já no aspecto unificador, a educação se apresenta sob uma base comum, que serve paraconsolidar um conjunto de valores, certas maneiras de conceber o mundo e a vida, hábitos mentais que dão unidade e coesão social no conjunto dos indivíduos de uma coletividade, transmite os valores, asregras de comportamento que garantem a coesão social.
2) Apresente a definição de educação de Durkheim e relacione com as práticas educativas adotadas nas escolas atualmente.
Durkheim conceitua aeducação assim: “Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certonúmeros de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina”. ( p.41 ). Nessa perspectiva aeducação é entendida como um ato unilateral onde quem sabe ensina a outrem que não está preparado para a vida social e política que reclama certos desenvolvimentos físicos, intelectuais e morais. Oindivíduo se educa para a sociedade.


3) No tocante ao papel e à ação do professor, Durkheim entendia que a educação deveria ser um trabalho de autoridade, sendo esta o meio essencial da açãoeducativa. Como ele define a relação entre o educador e a criança? Na educação atual, como você percebe essa relação?
Para Durkhein o professor é a encarnação da autoridade que é revestida da moral por...
tracking img