Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades da apostila (a Ciência como o ramo do conhecimento)



Compreensão de texto:

1 – Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.

R: “O homem, portanto, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo, nem setransmite à sua descendência pelos genes. Ele é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.”

2 – Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os dos animais.

R: A consciência individual amancipou-se à medida que o homem constatava ser o destino resultado da ação humana e não avontade dos Deuses e do respeito aos rituais sagrados. Crescia nele a percepção de si mesmo como um indivíduo dotado de razão e capaz de realizar ações inspiradas por ela.

3 – Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?

R: A necessidade da transmissão de conhecimento para o desenvolvimento da espécie como é descrita durante opassar do tempo.

4 – O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.

R: Como na formação das demais áreas do conhecimento cientifico, estabeleceu-se o debate entre pensadores e as principais teorias explicativas da sociedade, exigindo aprofundamento, experimentação,desenvolvimento metodológico e comprovação. Criou-se também um jargão cientifico – um vocabulário próprio com conceitos que designam aspectos importantes da sociedade. Passamos a entender a realidade social na qual vivemos não como obra do acaso e da sorte, mas como resultado de forças que são próprias da vida coletiva que a regulam.



5 – Como o texto analisa diferentes momentos da história da humanidadeno que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha do tempo.

R: O conhecimento humano no decorrer do tempo deixou de ser restrito somente a cientistas sociais e acabou chegando e adequado pelo cidadão comum passando a ser parte do cotidiano como exemplo disso em forma de palavras e expressões como contexto social, meios decomunicação, discursos políticos, na publicidade e dia a dia das pessoas.



Interpretação, problematização e pesquisa:

6 – Dissemos neste capitulo que as características de cada espécie animal são transmitidas a seus descendentes por meio da bagagem genética. Procure exemplos em noticias publicadas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese.

R: Físicas sim pode haver ocaso de o animal nascer com alguma mutação,  mas nem todos os animais são desta forma se tratando de comportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usarferramentas que não sabiam utilizar, é a característica que estes grupos distintos podem via adquirir dependendo de cada situação.



7 – Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentar-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

R:



8 – O aprendizado é uma das formas que o homem desenvolveu para transmitir a culturade uma geração a outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação.

R:



9 – O que você entendeu pela frase: “O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza”, de Ernst Cassirer, citada no texto? Procure ilustrar suas ideias com uma pesquisa a respeito da variedade de culturas existentes.

R:



10 –...
tracking img