Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este Portfólio tem como objetivo nos mostrar e ensinar que sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.
Esta disciplina tem como Prof.ª Conteudista e autora do guia Ms. Maria Célia da Silva Gonçalves.

DesenvolvimentoPara se compreender como a Sociologia nasceu e se desenvolveu é necessário voltar um pouco no tempo e analisarmos as transformações que ocorreram a partir do século XIV, quando se iniciou uma grande transformação: a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou a passagem da sociedade medieval para a sociedade Moderna. Isso significa que vamos fazer uma pequenaviagem histórica para entendermos como e porque a Sociologia surge.
Como percebemos ao longo deste livro, pensar do ponto de vista das ciências sociais ou pensar sociologicamente é pensar historicamente a sociedade em que vivemos o que significa não pensar estaticamente.
Neste processo aparecem autores que se sobressaem entre outros tantos. Por isso, ao analisarmosalguns deles estamos apenas destacando-os em função de nossos objetivos que é demonstrar como o pensamento social foi se estruturando historicamente e como desde início do século XIX, aparece a Sociologia como uma nova estruturação do saber sobre a sociedade humana.
O que procuramos enfatizar é que para se entender as ideias de um autor e de uma determinada época é fundamentalcontextualizar historicamente para que sejam compreendidas como parte de um período. Pode-se dizer que os indivíduos e grupos pensam a sociedade em que vivem através de categorias do pensamento que emergem das tradições, do universo religioso, das raízes filosóficas e do conhecimento científico existente até então. A Sociologia é fruto do seu tempo, um tempo de grandes transformações sociais que trouxerama necessidade de a sociedade e a ciência serem pensadas. Nesta encruzilhada da ciência, reconhecida como o saber legítimo e verdadeiro e da sociedade a clamar mudanças e a absorvê-las, nasceu a Sociologia. Portanto, no auge da modernidade do século XIX surge, na Europa, uma ciência disposta a dar conta das questões sociais, que porta os arroubos da juventude e forja sua pretensa maturidadecientífica na crueza dos acontecimentos históricos sem muito tempo para digeri-los.
A Sociologia surgiu, portanto, com os movimentos de afirmação da sociedade industrial e toda a contradição deste processo. Por um lado, estava cercada pela resistência às mudanças, desde os costumes sociais violados até o pensamento conservador e, por outro lado, pela avidez por mudanças postatanto no comportamento da burguesia empresarial, inovando nas formas de produzir e enriquecer, quanto no pensamento socialista a propor alterações na estrutura da sociedade. Esse conjunto de mudanças seculares parecia aos contemporâneos um produto do desenvolvimento intelectual do homem, cujo pensamento iluminava os passos da civilização, quando, na verdade, o progresso crescente dos modos de pensarsobre fenômenos cada vez mais complexos e disso a Sociologia é uma prova.
A Sociologia ganhou corpo teórico com a obra de Durkheim, o primeiro a lecionar a disciplina na Universidade de Bordeaux, na qual em aula inaugural de 1887, expressou o esforço para tirá-la do ceticismo, propondo um método e um objeto próprios, além de provar que os fenômenos sociais eram passíveis deserem investigados cientificamente. Essa defesa acompanhou-o como professor titular da primeira cadeira de Sociologia da Sorbonne a partir de 1913. A Sociologia como uma disciplina no conjunto dos demais ramos da ciência, especialmente das Ciências Sociais, não se produz de forma independente do trabalho pedagógico em traduzi-la como parte curricular nas escolas de níveis médio e superior. São...
tracking img