Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA / Abril 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
CURSO: PEDAGOGIA – VIZIVALE – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: OLHARES PARA A ESCOLA DE HOJE


Dorival Manoel Canhete


ATIVIDADE TEÓRICA


1) Tomando por base o capítulo 1, responda:
Qual a relação entre a Sociologia e a modernidade?Entende-se como Sociologia a ciência que estuda a sociedade que teve início no final do século XVI, quando terminava o feudalismo e iniciava-se o capitalismo num momento de grandes transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e existenciais os quais produziram modos de vida diferentes dos modos tradicionais.
A modernidade surge como sendo uma organização social correspondendo aum sistema de vida diferente, onde o homem é concebido como sendo o detentor de seu próprio destino baseando-se nas relações sociais, que a partir daí foi totalmente alterada afetando vários aspectos da existência humana.
Respondendo às transformações provocadas no homem e na sociedade tanto a Ciência quanto a Sociologia foram influenciadas pela modernidade que coloca o homem como agenteprincipal da sua história.
A Sociologia e a Modernidade nascem e desenvolvem-se juntas, na mesma época. Pode-se dizer que a Sociologia nasceu na Modernidade, numa época de muitas transformações, dando conta de seus problemas fundamentais, tanto do presente que sofreu as influências do passado como prevendo acontecimentos futuros. As perspectivas e os impasses do mundo em que vivemos estãona Sociologia como ela está no mundo.
O Mundo Moderno depende da Sociologia para ser explicado e entendido. É a Sociologia que teoricamente contribui para a compreensão de diversos acontecimentos desse Mundo moderno. Sob diversos aspectos, ela nasce e desenvolve-se com ele.
A Sociologia surge em um importante momento da história do Mundo Moderno, ou seja, em meados do século XIX,quando ele está em franco desenvolvimento, quando está acontecendo a Revolução Industrial e as suas descobertas, como as estradas de ferro, a iluminação a gás, o telégrafo, e a fotografia já anunciando outros avanços como o automóvel, o avião, a eletricidade, as telecomunicações (rádio) e o cinema (ORTIZ, 1991, p. 30-31), citado em: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: OLHARES PARA A ESCOLA DE HOJE p.12,modificando as relações do homem com o espaço e o tempo.
Essa é uma época em que já se revelam o nascimento das forças sociais, novas configurações de vida, mudanças de visão do homem a respeito de si mesmo e do mundo e até a interpretação da ordem do mundo que passa a ter a natureza e não mais Deus como princípio de todas as coisas.
As originalidades e os impasses da sociedade civil,urbano-industrial, burguesa ou capitalista passam a ser pensados como um conjunto formado por partes conectadas entre si e não isoladas.
A cidade se especializa e seus personagens mais característicos ganham seus perfis e movimentos: grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; classe operária, intelectuais, artistas e políticos; mercado e capital, as novas tecnologias, e a forçade trabalho, a sociedade, o estado e a nação como um todo e todos os segmentos alcançando um desenvolvimento notável têm na Sociologia um importante ponto de apoio.
A Sociologia influenciou os destinos da sociedade que buscavam a modernidade sendo também influenciada por ela, procurando dar conta dos novos problemas sociais que foram ocorrendo.
A Modernidade materializou-se naSociologia dando origem ao aparecimento de uma cultura que visava a conquista do maior mercado possível dirigindo seus produtos e consumidores em expansão, uma vez que os ideais dessa modernidade exigia uma civilização urbano-industrial conectadas pelos meios de comunicação atendendo os interesses de um grande público, bem como a reestruturação do capitalismo, as novas tecnologias da comunicação da...
tracking img