Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em Sociologia, o conceito de "interação social" é, por vezes, associado à idéia de:
a) isolamento social;
b) comunicação interativa;
c) interacionismo simbólico;
d) código não-verbal;
e) consciência coletiva.

As discussões teóricas sobre classes sociais correspondem a um enfrentamento ou combinação de modelos "marxistas" e "weberianos" de desigualdade. Entre os primeiros, existe umembate particularmente determinado pelo fato de que:
a) Weber formulou tipos ideais de dominação;
b) o capitalismo se estrutura na desigualdade;
c) os neomarxistas ignoram a idéia de classe;
d) não há definição formal de classe em O Capital;
e) a "nova classe média" elimina discussões.

Acerca da divisão social do trabalho proposta por Durkheim, julgue os itens que se seguem.
V Fa) No processo da evolução social - que passa do estágio inicial denominado solidariedade orgânica para outro, mais complexo -, a sociedade modela o comportamento social do homem.
b) A solidariedade do tipo mecânica é a mais simples e se forma pela igualdade: os indivíduos vivem em comunidade porque partilham de uma consciência coletiva comum.
c) Nas sociedades embasadas na solidariedademecânica, há predomínio do indivíduo sobre o grupo, cuja identidade se cria na família, na religião, na tradição e nos costumes.
d) A sociedade evolui a partir de seu crescimento quantitativo (volume) e qualitativo (densidade material e moral). Essa evolução gera um processo de especialização de funções.
e) A divisão social do trabalho é, para Durkheim, um novo mecanismo de integração social, namedida em que as diferenças sociais dão origem à solidariedade orgânica, na qual os indivíduos se unem pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência.

Acerca das contribuições de Max Weber à sociologia, julgue os itens a seguir.
V F
a) Para Weber, o cientista, como todo indivíduo em ação, atua guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições.
b) Marx entende ocapitalismo como uma organização econômica racional assentada no trabalho livre, enquanto Weber o enxerga como uma forma de exploração do trabalho humano.
c) Para Weber, o cientista deve realizar um esforço para interpretar o passado e seus reflexos nas características das sociedades contemporâneas, já que trabalha com informações fragmentadas e parciais da realidade.
d) O tipo ideal é um conceitosociológico construído interpretativamente como instrumento de ordenação da realidade.
e) Segundo o pensamento weberiano, qualquer postura ou perspectiva adotada por um cientista social será sempre imparcial.

Quanto ao pensamento de Durkheim, julgue os itens subseqüentes.
V F
a) Durkheim é considerado o criador da sociologia e um de seus primeiros grandes teóricos.
b) Em uma de suasobras fundamentais, As Regras do Método Sociológico, Durkheim define como objeto de estudo da sociologia os fatos sociais.
c) Entre as características dos fatos sociais, podem-se citar a coerção social, a subjetividade e a generalidade.
d) O estudo dos fatos sociais, que devem ser vistos como coisas, pressupõe uma abordagem objetiva e despida de preconceitos por parte do cientista.
e) Durkheimentende a sociedade como um organismo em adaptação, que apresenta, portanto, estágios de normalidade e de patologia.

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Com base no pensamento de Max Weber, julgue os itens que se seguem.
V F
a) Weber preocupava-se com o estudo das diferenças, característico de sua formação política e do desenvolvimento econômicoalemão. Parabêns! Você acertou.
b) Weber se opôs à valorização da lei da evolução, à generalização e à comparação entre as formações sociais, característicos do pensamento de Durkheim. Parabêns! Você acertou.
c) Para Weber, o conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, tem pouca importância para a construção do trabalho do cientista social. d) Para Weber, a sucessão de...
tracking img