Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula 5 - Contexto Histórico da Formação da Sociologia e Antropologia
1) O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções positivistas (neste caso Darwinismo Social) para explicaras diferenças de evolução entre povos e raças? Justifique.
O darwinismo social representou uma extensão para a esfera das sociedades da teoria de Charles Darwin , cujo norte central era a noção deleis “naturais” que comandavam a evolução das espécies. Haveria as espécies mais aptas que sobreviveriam na luta pela vida, enquanto as espécies “inferiores” tenderiam ao desaparecimento. HerbertSpencer, o criador da expressão “darwinismo social”, tinha como pressuposto a evolução biológica ou social, um processo de contínua diferenciação e especialização. Segundo ele, “o progresso não é umacidente, é uma necessidade. A civilização, em lugar de ser um artefato, é parte da natureza. As modificações que a humanidade sofreu e está sofrendo são resultado de uma lei que subjaze a toda criaçãoorgânica.”


2) É correto, no ponto de vista socioantropologico, afirmar que as características biológicas determinam a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique.
Neste aspecto,os darwinistas sociais diferenciavam-se da concepção evolucionista, que percebia as diferenças entre os povos como contingentes e passageiras, defendendo a idéia de que todos os grupos sociaispassariam pelos mesmos estágios de desenvolvimento, em um progresso constante, adotando a noção de humanidade única. O darwinismo social rompeu com esta visão, negando a possibilidade de evolução para todosos povos e raças e difundindo a idéia de raças “superiores” e aptas à evolução e raças “inferiores”, incapazes de progresso.
A partir do século XIX, com a teoria das raças elaborada pelos principaisteóricos racistas europeus, a diferença entre os povos passa a ser naturalizada, passando do reino da cultura para o universo da biologia, estabelecendo-se uma correlação entre caracteres físicos e...
tracking img