Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o livro: Sociologia

O livro retrata a questão da globalização e suas perspectivas e consequências para a sociedade. Um dos tópicos elencados no capítulo foi a explosão dainternet, bem como seus impactos transformadores na visão global.
A globalização retratada foi aquela vista cotidianamente nos supermercados: a intensa mistura de produtos, nacionais e importados. Apopulação sofreu, sofre e ainda sofrerá com a globalização. Uma globalização interferida por meios políticos.
Essa nova visão foi criticada (destrutiva ou construtivamente) por três escolas: oscéticos, os hiperglobalizadores e os transformacionalistas. O primeiro grupo vai de encontro à globalização. Segundo os críticos dessa área, a globalização só foi, e é conseguida, às grandes regiões. Elesdefendem que “os governos nacionais continuam a ser os protagonistas fundamentais em função de envolvimento na regulação e na coordenação da atividade econômica.” A segunda escola é totalmentecontrária aos céticos, pois eles dizem que a globalização chega a todos os lugares e ainda dizem que os governos regionais perderam autonomia em relação à economia. E a terceira e última escola é exatamenteo equilíbrio entre as duas primeiras, eles defendem a interferência glogal, no entanto, defendem a posição de que o governo continua detendo poder.
Com o avanço tecnológico, os antigosconceitos ganharam novos significados. As pessoas, embora pensem coletivamente, tornaram-se mais individualistas. As mudanças notórias vão de escolha dos filhos de profissões diferentes dos pais (e a escolhade vários empregos) à ascensão da mulher na sociedade e no mercado de trabalho.
Essa modernidade interferiu também na cultura popular. Na verdade uma mistura de culturas e crenças começou aacontecer. Devido a isso é considerada uma forma de imperialismo cultural.
Contudo, como na mais fina fatia existem dois lados, a globalização apresenta riscos. Um desses riscos é o ambiental....
tracking img