Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES
COMPREENSÃO, PROBLEMIZAÇÃO E PESQUISA
Questão 4 – Nas seguintes afirmações de Weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores emodelos de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva.
a) “A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: quanto posso ganhar por dia setrabalhar tanto quanto possível, mas: quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades.” (p.38)
O trabalho é sempre importante. O homemprimitivo sempre precisou trabalhar para o seu próprio sustento e de sua família. Esse consumo era proporcional às suas necessidades.

b) “Na verdade, esta idéia peculiar do dever profissional,tão familiar a nós hoje, mas, na realidade, tão pouco evidente, é a maior característica da “ética social” da cultura capitalista e, em certo sentido, sua base fundamental.” (p.33)
Na época modernavariáveis entram em jogo. A população mundial; A capacidade de produção das grandes empresas; O consumo esgotável dos recursos naturais, etc.

Questão 5 – Sabendo que Weber pressupõe certa parcialidadedo cientista em relação ao objeto de estudo, isto é, um interesse próprio em nível de motivação, por que razões ele considerava parte de suas conclusões como provisórias? E, ainda, do que é capaz ocientista quando tem em mãos técnicas eficazes de análise?
Weber considera parte de suas conclusões como sendo provisórias porque existe sempre certa parcialidade na análise sociológica, intrínseca àpesquisa, como toda forma de conhecimento. Weber acredita, que, a imparcialidade do cientista é passível de flexão, de acordo com o interesse do próprio ou de quem o contrata para tal pesquisa. OCientista é como um Jornalista, ele tem que estar ciente do que está pesquisando, transmitir a informação a quem o contrata, porém, valorizar a verdade. Todos seres humanos tem tendência a ir para um...
tracking img