Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conseqüências do uso dos tóxicos
As drogas que viciam rapidamente são: morfina, heroína, crack, cocaína, barbitúricos, etc. O álcool pode também viciar rapidamente umapessoa, porém suas conseqüências levam muito tempo para se manifestar. Muitas drogas podem provocar a overdose:

Heroína e cocaína: como provocam alterações profundas no sistemanervoso central, podem levar à morte por depressão respiratória (heroína) e por ataque cardíaco (cocaína), Causam ainda convulsão, crises de hipertensão, hemorragia cerebral,etc.;

Crack: seu quadro é um agravamento da cocaína, pois é derivado;
Métodos usados para a cura do viciado

Existem tratamento para a cura do viciado, é o caso dotratamento para os dependentes de heroína, feito em regime hospitalar. Para que o usuário não sofra a síndrome de abstinência, os médicos administram-lhe a metadona, que se encaixabioquimicamente no organismo, como se fosse heroína, "enganando-o". A metadona tem a grande vantagem de não produzir dependência física nem psicológica. Mas esse é um casoparticular. Normalmente, não existe remédio específico contra o mecanismo do vício.

Cada droga requer um tratamento especial

À psicoterapia é mais indicada que qualquermedicação, pois são importantes em todas as etapas do envolvimento com a droga, pois atuam nos valores pessoais, na filosofia de vida de cada um, resolvem os conflitos e modificam apostura do indivíduo perante a droga. Tudo isso favorece o entendimento do vício, de modo que o drogado tenha forças para enfrenta e solucionar a questão. Mesmo quando otratamento é biológico (internação para desintoxicação), a ajuda das terapias psicológicas é importantíssima para que a pessoa compreenda tudo o que está acontecendo com ela.
tracking img