Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em que pontos existem concordância ou discordância entre Freyre e Holanda

Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre procuraram fazer uma análise dos fatores que possibilitaram a fixação ecolonização portuguesa no Brasil em seus livros: Raízes do Brasil (Holanda) e Casa Grande & Senzala (Freyre).

A economia escravista colonial era a forma pela qual a Europa conseguiu suprir o que faltavana sua economia. Segundo Holanda, o indígena não conseguiu se “adaptar” à escravidão, tornando o escravo africano imprescindível para o sistema colonial. Já para Freyre, o índio não era utilizado notrabalho, porque era importante para a Igreja Católica nas missões.

Segundo Holanda, Como o fator terra era abundante na colônia, não havia preocupação em cuidar do solo, o que acarretou na suadeterioração e exploração abusiva. Os portugueses se aproveitaram de muitas técnicas indígenas de produção, que acabaram ganhando certa proteção que os distanciou um pouco da escravidão. Para Freyre, osolo era fraco e inadequado e fez com que não houvesse possibilidades de policultura à européia pelas adversidades produzidas pelo clima brasileiro, muito desequilibrado, sendo ora muito seco, ora muitoúmido. Por isso o uso de técnicas como plantation e monocultura tropical.

Holanda faz parecer que o preconceito com negros era bem maior que com os índios no Brasil colonial (para ele, osportugueses se identificavam com os índios, pois os achavam aventureiros). Já Freyre, o português, por ser aventureiro, só estaria interessado em fazer comércio e arrecadar o lucro imediato.

Holandaconcorda com Freyre sobre a miscigenação portuguesa (judeus, mouros, africanos e europeus). O hibridismo português contribuiu na diminuição da distância entre os dominantes e dominados. Essa miscigenaçãoajudou na adaptação ao Novo Mundo, visto que nenhum outro povo europeu foi capaz de se adaptar tão bem a América. Holanda ainda inclui como fator a adaptação, a característica de povo aventureiro e...
tracking img