Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia enquanto ciência surgiu e se desenvolveu com o advento da modernidade, mas, principalmente, a partir do fortalecimento do capitalismo. Dois grandes fatospolíticos e sociais marcaram significativamente um processo que já vinha delineando-se desde o Renascimento comercial e urbano na Europa e foram decisivos para iniciaro que se convencionou chamar de mundo contemporâneo: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
No século XVII e XVIII, diversas revoluções ocorreram na Europa:as chamadas revoluções burguesas, entre elas a Revolução Gloriosa, na Inglaterra, e a Revolução Francesa. Ambas, de forma geral, propunham o fim dos privilégios herdadospela nobreza e a igualdade de direitos e oportunidades. A Revolução Francesa tem como marco inicial a Queda da Bastilha em 1789, e foi fundamental para oestabelecimento da burguesia no poder politico.
O século XVIII foi marcado pelas ideias Iluministas – por isso ficou conhecido como o “Século das Luzes”. O poder da razão deveriapredominar e constituir o guia para a interpretação de episódios humanos, com vistas à reorganização do mundo. Num processo que já vinha acontecendo desde oRenascimento Artístico e Cultural, a razão deveria predominar sobre qualquer explicação religiosa. O antropocentrismo, num primeiro momento, presumidamente, já superava oteocentrismo, e, com o passar do tempo, o racionalismo e a revolução científica foram acentuando tal tendência. No século XVIII, o homem era dotado de tamanha confiança, quedeixa de sacrralizar a natureza, tornando-a objeto de pesquisa no âmbito do conhecimento científico. Pode-se dizer que, então a natureza passava ao domínio do homem.
tracking img