Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE TERESINA-FACET
ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA-APES
NOME: Ismael Gomes Ferreira TURNO: Noite Nº:15 SALA: 4
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS MÓDULO: II-PERÍODO
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA GERAL E APLICADA AS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR:RAIMUNDO RODRIGUES

















I-MARX E AS RELAÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO
II-MARX WEBER E ABUROCRACIA.















TERESINA\26 DE ABRIL





MARX E AS RELAÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO.


KARL MARX, FUNDADOR DO SOCIALISMO CIENTÍFICO EM SUA OBRA PRINCIPAL O CAPITAL, REUNE AS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DO SOCIALISMO.CONTRÁRIO AO PONTO DE VISTA WEBERIANO, AFIRMA QUE O CAPITALISMO É QUE DÁ ORIGEM AO PROTESTANTISMO.
ELE POSSUIA O DOMÍNIO DAS CIÊNCIAS ECONOMICAS E CONTRIBUIU GRANDEMENTE PARA OAPERFEIÇOAMENTO DELA. COM MARX O SÉCULO XX É MARCADO PELA GUERRA FRIA.
MARX NÃO SE PREOCUPOU EM ESCREVER PARA LEIGOS, ERA PRECISO QUE O LEIA TODA AS TRÊS OBRAS DO INÍCIO AO FIM PARA COMPREENDE-LÁ
FORAM 3 OS VOLUMES ESCRITOS POR MARX, NO VOLUME III ELE MOSTRA QUE A ECONOMIA POLÍTICA TRATA DO MODO PELO QUAL OS HOMENS PROCURAM OS BENS, DOS QUAIS TEM NECESSIDADE PARA VIVER.
MARX, MOSTRA FORMASBASTANTES DIVERSAS DE RENDA QUE PODEM SER CLASSIFICADAS EM TRÊS GRUPOS:
*** O CAPITAL: RENDE AO CAPITALISTA A CADA ANO UM LUCRO
***A TERRA: RENDE AO PROPRIETÁRIO RURAL UMA RENDA FUNDIÁRIA
***FORÇA DE TRABALHO: RENDE AO OPERÁRIO UM SÁLARIO
ESSAS CONSTITUEM RENDAS ANUAIS DE TRÊS CLASSES SOCIAIS: DOS CAPITALISTAS, PROPRIETÁRIOS RURAIS(FUNDIÁRIOS) E DOS OPERÁRIOS.
NO VOLUME I, MARX MOSTRA AESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES PRODUTIVAS, ONDE A PRODUÇÃO CAPITALISTA COMEÇA QUANDO O CAPITAL INDIVIDUAL CHEGA SIMUTANEAMENTE A UM GRANDE NÚMERO DE OPERÁRIOS QUANDO O PROCESSO DE TRABALHO ESTENDE SEU CENTRO DE AÇÃO E FORNECE PRODUTOS EM GRANDE QUANTIDADE. VÁRIOS OPERÁRIOS NO MESMO LUGAR SOB A MESMA ORDEM,VISANDO A PRODUÇÃO, CONTITUI O PONTO DE PARTIDA HISTÓRICO E FORMAL DA PRODUÇÃO CAPITALISTA.
KARL MARXDEMONSTRA QUE A MAIS VALIA E PRODUZIDO NAS ORGANIZAÇÕES PELA FORÇA DE TRABALHO. O NOVO VALOR QUE ELE VAI PRODUZIR AGORA E QUE PASSA ENTÃO AO MONTANTE DO SÁLARIO SE CHAMA MAIS VALIA.
HOJE O MUNDO CAPITALISTA PROCURA REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO PARA QUE NÃO HAJA AUMENTO DE DESEMPREGO, MONOTONIA DE TRABALHO, AUMENTO DOS ACIDENTES DE TRABALHO E A LUTA ENTRE OS OPERÁRIOS E AS MÁQUINAS QUE ESTÃOOCUPANDO O SEU LUGAR.


O CAPITAL


O CAPITAL ABRIU CAMPO PARA IDÉIAS SOCIALISTAS, CRIANDO TURBULÊNCIAS NA GUERRA FRIA. O CAPITALISMO ACABOU TRIUNFANDO. A URSS QUEBROU COM A PERESTROIKA DE MIKHAIL GORBACHEV.
ROSA LUXERBURG EM ACUMULAÇÃO DO CAPITAL, DEFENDE A TESE DE QUE A NECESSIDADE DE EXPANSSÃO PERMANENTE DO CAPITALISMO É CAUSA BÁSICA DO IMPERIALISMO – A SUBMISSÃO ECONOMICA DOS PAISES DE ECONOMIAATRASADA AOS ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS.



NÃO FOI QUE PREVIU A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL DE LUXEMBURG O QUE ACONTECEU NO FIM DO SECÚLO XX, POIS HOUVE A UNIFICAÇÃO DOS MERCADOS UE, NAFTA ,MERCOSUL Etc.

MARX WEBER E A BUROCRACIA


OS POSITIVISTAS, TEORICOS DE IDENTIDADE FUNDAMENTAL ENTRE AS CIÊNCIAS EXATAS E AS CIÊNCIAS HUMANAS, TIVERAM AS SUAS ORIGENS NA EMPIRISTA DA INGLATERRA QUE REMONTA A FRANCISBACON, ENCONTRANDO FORTE EXPRESSÃO EM DAVID HUME E OUTROS.
WEBER TORNOU SE PROFESSOR DE ECONOMIA NA UNIVERSIDADE DE FREIBURG DA QUAL SE TRANSFERIU PARA A UNIVERSIDADE DE HEIDELBERG EM 1896. DOIS ANOS DEPOIS PASSOU A ENFRENTAR PERÍODOS DIFÍCEIS EM FUNÇÃO DE SOFRER SERIAS PERTUBAÇÕES NERVOSAS, LEVANDO-A A DEIXAR OS TRABALHOS DOCENTES.
MARX WEBER BUSCA INTERPRETAR AS RELAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS EATITUDES RELIGIOSAS POR UM LADO, E AS ATIVIDADES E ORGANIZAÇÕES ECONOMICAS CORRESPONDENTES,POR OUTRO LADO ONDE O SEU PONTO DE VISTA CIENTIFICO PASSA PELO EXAME DOS ASPECTOS MAIS INTERESSANTES DA ORDEM SOCIAL E ECONOMICA DO MUNDO OCIDENTAL, NAS DIFERENTES ÉPOCAS DE SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO SOCIAL.
O PRIMEIRO ASPECTOS QUE OCORREU NO PENSAMENTO DE WEBER NA ELABORAÇÃO DA TEORIA SOBRE A QUESTÃO...
tracking img