Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Comunicação Social
Sociologia Geral

Karl Marx foi um grande pensador iluminista que com suas formulações teóricas sobre a vida social, especialmente a da sociedade capitalista esua superação, causou e causa até hoje grande polêmica entre os intelectuais que tentam fortalecer ou negar as questões que ele levantou.
Como grande pensador iluminista, Marx acreditava que se ohomem usasse da razão seria possível se construir uma sociedade igualitária e justa possibilitando assim também o desenvolvimento do potencial dos seres humanos. As experiências do desenvolvimentotecnológico e das revoluções políticas, vividas por ele na época, o inspiraram a crer num progresso no qual a sociedade viveria de forma menos oprimida.
Um dos desafios de Marx para sintetizar suaobra, além da dificuldade devido a complexidade e a extensão desta, foi o fato de algumas de suas teses serem bem resumidas dando lugar assim a interpretações justamente opostas ao que ele pensava.Tendo conhecimento disto iremos apresentar um dos fundamentos conceituais de Marx.


LUTAS DE CLASSES


Diferentemente do que muitas pessoas pensam as classes sociais e as lutas entre elasnão foram descobertas por Marx. Ele apenas acrescentou: “que a existência das classes está unida apenas a determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção; que a luta de classes conduz,necessariamente, à ditadura do proletariado e que esta mesma ditadura não é mais que a transição para a abolição de todas as classes e para uma sociedade sem classes.”
Ainda que de forma velada, asclasses sociais sempre se enfrentaram e se enfrentam até os dias de hoje. Desse modo a história da luta da sociedade pode ser entendida como a historia da luta de classes, pois desde que cria-se umanoção de sociedade entre os homens, existem os dominantes e os dominados, onde o dominante é quem tem nas mãos os meios de produção e os dominados são os explorados por estes. Tal fato justifica a...
tracking img