Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA:


E a ciência que estuda o homem em grupo.
Sua cooperação e conflitos. A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório.
Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
.
Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma meratentativa de reflexão sobre a sociedade moderna.
Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento cientifico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante Os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, que na sociedade capitalistaapresentam-se de forma divergente, influenciam profundamente a base do pensamento sociólogo.
Mas para compreendermos é necessário voltarmos um pouco na história de nossa sociedade para analisarmos os acontecimentos que dão base ao capitalismo que teve inicio no final do século XVIII.

Acontecimentos históricos:

A sociologia se fixou como ciência apenas no século XIX mas os fatos quecomeçaram a se desenvolver foi bem antes no XV- como as grandes navegações,o Renascimento e Revolução Industrial o Iluminismo a Revolução Francesa.Esses fatos foram muito importante para história da sociologia ,com isso ela surgiu e se desenvolveu como ciência da sociedade.
A expansão marítima fez os europeus estabelecer contato com novos povos, novas culturas.Formaram e fortaleceramestados nacionais .
O Renascimento ( século XVI) trouxe uma figura do homem como elemento central da sociedade, que pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza.
A revolução Francesa (século XVIII) Burguesia contra nobreza e o clero e uma forte influencia do iluminismo; que é razão pela fé.
Revolução Industrial (século XVIII) consolidação de novas condições econômicas, políticase sociais para Europa. Um novo modo de produção e de novas classes sociais; capitalista e proletariado.
O capitalismo é um sistema de mercado baseado em vários princípios como:
Propriedade privada dos meios de produção. As pessoas, Individualmente ou reunidas em sociedade, são donas dos meios de produção. A transformação das forças de trabalho em mercadoria. Quem não é dono dos meios deprodução é obrigado a trabalhar em troca de um salário. A acumulação do capital. Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto.
A partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, inicia-se um processo ininterrupto de produção coletiva em massa,geração de lucro e acúmulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia (principalmente a do privilégio de nascimento) e a força do capital se impõe.
Como a sociologia é a ciência responsável pela compreensão dessas novas relações. Dentro deste contexto, alguns pensadores preocuparam aestudar esses problemas sociais, com objetivo de compreendê-los e tentar encontrar caminhos para melhorar a sociedade; O positivismo de Emile durkhein, e a Sociologia critica de Karl Marx e Friedrich Engels e a Sociologia Compreensiva de Max Weber.
Sociologia compreensiva: “a ação social.”

Max weber foi essencial para a sociologia, um intelectual muito importante para ciências sociais.Ele introduziu a leitura sobre o surgimento do modo de produção capitalista que esta ligada a política capitalista moderna. E a especialmente a reforma protestante de Martin Lutero e João Calvino.
Para weber as diversas formas de dominação são fruto das ações dos homens que a realiza, pois o homem que constitui a sociedade através de suas ações que podem ser política, cultural, amorosa e...
tracking img