Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA:

TEMA1:

QUESTÃO 2

A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela

Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano.Compare os

Abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta

tecnologia e da globalização.

A revolução industrial dividiu a sociedade em duas classes burgueses eproletários, tornando os proletários dependentes dos donos do capital pois vendiam a força do seu trabalho não possuindo mais os próprios meios de produção, ficando dependente dos burgueses ,havendo aexploração do homem pelo homem nas fabricas caracterizando uma grande transformação social. Hoje em dia percebe-se que a tecnologia da informação pode aumentar as diferenças sociais existentes no mundo,aumentando aqueles que tem acesso a informática e os que não possuem. Uma parcela da população é possível que permaneça cada vez mais marginalizada e essa marginalização cresça na medida do avançodas tecnologias da informação. Existe a possibilidade do aumento da exclusão social, sendo iniciada pelo desemprego em massa como consequência da revolução industrial.





TEMA 2:

QUESTÃO 6Leia atentamente a questão a seguir e responda o que se pede:

Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.

Xenofobia (do grego ξένος, translit. xénos: "estrangeiro"; e φόβος,translit. phóbos: "medo". É o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que veem de forado seu país.


Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nosvalores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte.


Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados...
tracking img