Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nas sociedades primitivas a educação se acha difusa, integrada ao próprio funcionamento da sociedade como tal, de modo que todos educam a todos. À medida que os agrupamentos humanos se tornam mais complexos, surgem organizações especificamente encarregadas da transmissão da herança cultural, como a escola. No entanto, a educação formalizada não substitui totalmente a educaçãoinformal que permeia o tempo todo as relações entre os homens.
Educação é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, visando não só a formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social.
A educação não é, porém, a simples transmissão da herança dos antepassados, mas o processopelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com velho, como veremos ao longo do trabalho com Bourdieu.
Conclui-se, então, que a educação não pode ser compreendida fora de um contexto histórico-social concreto, sendo a partida e o ponto de chegada da ação pedagógica.

O ator da Sociologia da Educação de Bourdieu não é nem o individuoisolado, consciente, reflexivo, tampouco o sujeito determinado, mecanicamente submetido às condições objetivas em que ele age. Antes de mais nada, contrapondo-se ao subjetivismo, Bourdieu nega, da forma mais radical possível, o caráter autônomo do sujeito individual. Cada indivíduo é caracterizado, pelo autor, em termos de uma bagagem socialmente herdada. (NOGUEIRA e NOGUEIRA, 2009, P. 51)

Notaque Bourdieu evidencia que cada indivíduo já traz, consigo mesmo uma bagagem o que confirma o contexto histórico-social.
Porém, o objetivo do presente trabalho é construir uma analise do texto “A escolaridade dos pais e os retornos à educação no mercado de trabalho”, e problematizar as questões relativas à educação presente no texto, a parti dos conceitos bourdieusianos de habitus, campo,capital social, capital cultual, capital simbólico e capital econômico.
Utilizaremos no primeiro momento do texto os conceitos de Bourdieu sobre habitus, campo e capital (social, cultural, econômico e simbólico) extraído do livro Bourdieu & a Educação de Nogueira e Nogueira e caminharemos para analise.
No segundo momento do texto tentaremos refletir sobre questões relativas ao campo universitário noqual estou inserido e quais dos capitais de Bourdieu mais se destacam e tem maior peso no meu dia a dia.

ANALISE E REFLEXÃO

Segundo os autores, uma das possibilidades de se interpretar a obra de Bourdieu consiste em concebê-la como orientada por um desafio teórico central, ou seja, uma abordagem sociológica capaz de superar as distorções e os reducionismos associados ao que ele chama deformas subjetivistas e objetivista de conhecimento.
Para Bourdieu o mundo social pode ser conhecido de três formas: fenomenológica, objetivista e paraxiologica. O onde o conhecimento fenomenológico é representado na sociologia contemporânea por correntes como a Etnometodologia e o Interacionismo Simbólico. Segundo o autor, o indivíduo iria captar a experiência primeira do mundo social, tal comovivida cotidianamente pelos membros da sociedade. Essa por sua vez, de acordo com Bourdieu, excluiria do seu campo de investigação a questão das condições de possibilidade dessa experiência subjetiva. O problema dessa forma de conhecimento é o fato dela contribuir para uma concepção ilusória do mundo social que confere aos sujeitos excessiva autonomia e consciência na condução de suas ações einterações.
Em oposição ao subjetivismo que foi citado acima, o conhecimento objetivista caracterizar-se-ia pela ruptura que promove em relação à experiência subjetiva imediata. Essa experiência seria entendida como estruturada por relações objetivas que ultrapassam o plano da consciência e intencionalidade individuais, neste viés, o objetivismo tenderia a conceber a pratica apenas como execução de...
tracking img