Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1
. A Sociologia estuda o homem e o universo sócio-cultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato.
. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exterioresaos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.
Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento de compreensão crítico-reflexivo da realidade.
. O indivíduo desempenha narealidade um papel duplo em relação à cultura. Em circunstâncias normais, quanto mais perfeito seu condicionamento e consequente integração na estrutura social, tanto mais será efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo e mais segura sua recompensa.
As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política
Aula 2
Ciênciasnaturais e ciências sociais:
Objeto e método
As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências naturais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto depesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Nas ciências naturais alcança-se a objetividade científica, e as descobertas possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias.
As ciências sociais estudam fenômenos complexos. Seu objeto de investigação é o homem nas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais, ou seja, eventos comdeterminações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial, subjetiva.

Como estudar fenômenos complexos?
Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nossa modo de ser e de agir revelamo tipo de socialização que tivemos e influencia em nossa visão de mundo.
Dessa forma, trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Aula 03
O conceito de cultura é uma preocupação intensa atualmente em diversas áreas do pensamento humano, no entanto aAntropologia é a área por excelência de debate sobre esta questão
O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, formulou a seguinte definição:
“cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.”.
Desde sempre os homens sepreocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes das suas.
A essa multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de diversidade cultural. Contudo, durante foi a partir da descoberta do “Novo Mundo”, nos séculos XV e XVI, que os europeus se depararam com modos de vidacompletamente distintos dos seus, e passaram a elaborar mais intensamente interpretações sobre esses povos e seus costumes.
É fundamental lembrarmos que o impacto e a estranheza se deram dos dois lados.
Os grupos não europeus se espantavam com o ser diferente que chegava até eles desembarcando em suas praias e tomando posse de seu território.
Existem relatos de povos que após a morte de um europeu em...
tracking img