Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura
Conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo. Fazem parte da cultura de um povo algumas atividades e manifestações como música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado,de um processo chamado socialização.
Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada.
Assim, pode-se concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens.

O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado domeio em que foi socializado. A comunicação é um instrumento decisivo para a assimilação da cultura, pois a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação permeado por valores cristalizados, portanto a linguagem humana é um produto da cultura.
A cultura de um indivíduo não é maior nem menor, não nos faz nem mais nem menos, melhores oupiores a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes.

Perguntas
1-Qual a importância da cultura?
A cultura é algo de muita importância para a criação da identidade pessoal e social de um indivíduo.
2-Qual a relação da cultura e a identidade pessoal?
A identidade alicerça-se em capacidades e em valores, no que somos capazesde compreender do mundo e no significado que damos às nossas vidas e a cultura em que um idividuo esta inserido que alicerça atividades desenvolvidas pelo mesmo e os seus valores, portanto elas então interligadas.

3-Qual a relação da cultura e a identidade social?
A inserção de um indivíduo em um meio cultural, trás a consciência de PERTENCER, ou seja, de compartilhar a existência comoutros.Assim, o conhecimento de que outros também fazem, divulgam e apreciam o mesmo que o indivíduo, este é o meio de integrá-lo à sociedade e criar sua identidade social.

4-Qual é o nome dado para a atitude de menosprezar e odiar culturas de padrões diferentes?

Menosprezar culturas por terem padrões diferentes é etnocentrismo.

5-Qual o conceito antropológico de cultura?
um traço distintivodo homem, mas que não é homogêneo;
6-O que significa a expressão “cultura popular”?
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa. 

7- as práticas culturais podem ser modificadas?
O processo de modernização das sociedades gera impactos na manifestação das tradiçõespopulares, o que, segundo algumas vertentes sociológicas, pode modificar as práticas culturais, mas dificilmente extingui-las.
8-é possível que exista dentro de um mesmo território várias culturas?
A variedade das culturas acompanha a pluralidade da história humana e os processos de transformação social. Assim, dentro de um mesmo território, é possível coexistirem diversos padrões culturais.
9-O que significa a expressão “cultura de massa”?
A expressão ‘cultura de massa’, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.
10- Cite como podeacontecer uma mudança cultural.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.

A sociologia

Juntamente com a Economia, Antropologia, Ciência...
tracking img